INMET: municípios do Espírito Santo entram em alerta vermelho para chuvas fortes
O aviso de grande perigo para acumulado de chuva começa às 22h de hoje e segue até 23h59 desta quinta-feira (4).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quarta-feira (3), o alerta vermelho para o Espírito Santo em menos de 24 horas. Nesse sentido, o aviso de grande perigo para acumulado de chuva começa às 22h de hoje e segue até 23h59 desta quinta-feira (4).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO órgão prevê chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, o que aumenta significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis. Assim, o nível máximo de severidade indica possibilidade real de danos expressivos nas regiões afetadas.
Leia também: ALERTA! INMET indica tempestade severa com risco de granizo no ES
Dessa forma, a orientação das autoridades é direta. A população deve desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível. Moradores próximos a morros devem observar qualquer alteração nas encostas e deixar o local imediatamente se notarem movimentação de terra.
Os órgãos de segurança reforçam que todos devem permanecer em local seguro e proteger pertences caso haja risco de inundação. A recomendação é colocar objetos de valor em sacos plásticos para evitar danos pela água.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende emergências pelo 193.
Os municípios
O alerta vermelho atinge diversos municípios capixabas. Entre eles estão Afonso Cláudio, Água Doce do Norte e Águia Branca. Além disso, entram na lista Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco e Boa Esperança.
O aviso também contempla Brejetuba, Cariacica, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão e Governador Lindenberg. A relação segue com Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré e João Neiva.
Além disso, estão incluídos Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici e Muniz Freire.
Dessa forma, o alerta também cita Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Domingos do Norte.
Por fim, entram na lista São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória, reforçando a amplitude do aviso em todo o Estado.