Mudanças na Nota Fiscal serão tema do Prointec em Conceição do Castelo
O evento será realizado na quadra de esportes do bairro Nicolau de Vargas, com entrada gratuita. As inscrições serão no local e haverá emissão de certificados.

A importância da Nota Fiscal Fácil será um dos temas em destaque no Prointec – Agricultura In Foco, que acontece nesta quarta (10) e quinta-feira (11), em Conceição do Castelo. O evento será realizado na quadra de esportes do bairro Nicolau de Vargas, com entrada gratuita. As inscrições serão no local e haverá emissão de certificados.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO secretário de Finanças do município, Francisco Costa de Andrade, será o responsável por apresentar o assunto aos produtores rurais. Segundo ele, as mudanças recentes na emissão de documentos fiscais afetam diretamente o dia a dia do produtor. “Com o fim do bloco de nota fiscal de produtor, modelo 04, em papel, em 31/12/24, começou um processo de utilização única da NFAe – Nota Fiscal Avulsa Eletrônica da SEFAZ/ES, desde janeiro deste ano”, destaca.
Leia também: Prointec destaca cultivo de abacate e traz especialista referência ao ES
Além disso, Francisco explica como as alterações seguem com a reforma tributária. Ele afirma que “a NFAe será descontinuada a partir de 01/01/2026”, o que torna a adaptação ainda mais necessária. Por isso, a Nota Fiscal Fácil vem sendo apresentada como a nova ferramenta para emissões.
Mudanças na Nota Fiscal
No entanto, ele esclarece que “a NFF é um aplicativo usado somente via sistema Android ou iOS, sendo sua utilização disponibilizada via celular, somente”. O secretário acrescenta que o recurso facilita o processo e amplia a autonomia dos produtores. “Incluisive, o produtor rural poderá autorizar até 10 CPFs para emitir suas notas fiscais; cada CPF autorizado será a responsabilidade por cada emissão de NFF”, continua.
Portanto, Francisco reforça que o município tem atuado ativamente para orientar os trabalhadores do campo. Segundo ele, o “município de Conceição do Castelo tem visitado todas as comunidades e levando essa novidade para os produtores rurais”, garantindo que todos compreendam as mudanças e saibam utilizar o novo sistema.
Prointec – Agricultura In Foco
Por fim, o Prointec – Agricultura In Foco é realizado pelo Instituto de Inovação e Empreendedorismo do Espírito Santo, com apoio do Governo do Estado, Secti, Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), Inova POP, Fapes, Prefeitura e Câmara de Conceição do Castelo e Instituto Sustentabilidade Brasil.
Confira a programação completa!
Quarta-feira (10/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 9h – Novas cultivares de porta enxertos e copas para citricultura (Palestrante: Dimmy Hellen – Embrapa – Mandioca e Fruticultura)
- 9h40 – Manejo de pragas e doenças (Palestrante: Fabrício e Priscila – Incaper CPDI Sul)
- 10h20 – Colheita, beneficiamento e pós-colheita, janelas de mercado e comercialização na entressafra (Palestrante: Girlaine – Incaper – CPDI Serrano)
- 11h – Técnicas de raleio e poda (Palestrante: Geis Ferreira Neves – Incaper)
- 11h40 – A importância do cooperativismo e do mercado no cultivo da ponkan (Palestrante: Davi Dutra de Barcelos – presidente Unicafes)
- 12h20 – Sorteio de brindes
- 12h30 – Intervalo almoço
- 13h – Abertura oficial
- 14h – A importância da Nota Fiscal Fácil (NFF) para o município de Conceição do Castelo (Palestrante: Francisco Costa de Andrade- secretário de Finanças)
- 14h40 – Manejo reprodutivo para maximizar o melhoramento genético e a produtividade na pecuária de leite (Palestrante: Michele Ricieri Bastos – Incaper)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Sorteio de brindes aos participantes
Quinta-feira (11/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 8h30 – Planejamento e implantação de pomares de abacate (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 9h20 – Práticas de enxertia de abacateiro (Palestrante: Geís Ferreira Neves – Incaper)
- 10h – Principais tratos culturais na produção comercial de abacates (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 10h40 – Manejo de pragas e doenças do abacateiro (Palestrante: João Pedro Souza – Manhuaçu-MG)
- 11h20 – Mesa redonda
- 12h – Intervalo do almoço
- 13h30 – Oportunidades e inovação no cultivo do cacau (Palestrante: Jan Vitória – São Mateus)
- 14h30 – Produção de mudas e enxertia (Palestrante: Senária Silva – Senar)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Café Conilon – Cafeitura para montanha (Palestrante: João Felipe – Incaper CPDI Sul)
- 17h – Encerramento e sorteio de brindes aos participantes