Oportunidades

Senac-ES lança curso sensorial de cafés para jovens com TEA

A turma-piloto terá 20 estudantes inscritos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

curso sensorial de cafés
Foto: Divulgação/Senac-ES

O Senac-ES dará início a um curso inédito de identificação sensorial de cafés, voltado exclusivamente para jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, a formação apresentará técnicas para reconhecer aromas, sabores e demais características da bebida, reforçando a inclusão produtiva no setor cafeeiro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Nesse sentido, a primeira turma funcionará em Guaçuí, no Caparaó Capixaba. Logo, o Senac-ES ofertará o curso por meio da Unidade de Educação Profissional de Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa tem parceria da Secti, o Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo e da Prefeitura de Guaçuí, via Secretaria Municipal de Educação.

Leia também: Café de Alegre é eleito o 4º melhor do Brasil em premiação nacional

Aula inaugural

A aula inaugural ocorreu nesta terça-feira (2), às 18h, na Câmara de Vereadores de Guaçuí. Autoridades e representantes das instituições envolvidas acompanharão a abertura.

O evento contou ainda com a participação de Rayssa Scárdua, medalhista de bronze nos Serviços de Restaurante nas Competições Senac 2025, e Amanda Mariano, medalhista de prata na ocupação Florista.

Assim, ambas compartilharão suas experiências, simbolizando o protagonismo da juventude capixaba.

Turma-piloto

A turma-piloto terá 20 estudantes inscritos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). O curso terá carga horária de 20 horas e será realizado em uma escola da rede pública.

Nesse sentido, as aulas regulares estão previstas para começar no início do próximo ano. Também haverá uma oficina sensorial destinada a adolescentes entre 12 e 17 anos, programada para o início de 2026 no CRAS de Guaçuí.

O gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Cachoeiro de Itapemirim, Hiago Couto, explica que a iniciativa amplia o acesso à formação inclusiva no Espírito Santo.

“A oferta desse curso reforça o compromisso do Senac em ampliar oportunidades de formação alinhadas às potências do território e às demandas do mercado. Ao levarmos uma capacitação sensorial de cafés para o Caparaó, contribuímos para fortalecer a cadeia produtiva local e impulsionar novos talentos. Além disso, garantir o acesso gratuito, incluindo público com TEA, reafirma nossa missão de educar para o trabalho de forma inclusiva, inovadora e conectada às potencialidades do Espírito Santo”, expressa.

Com informações da assessoria de imprensa

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.