Semana de fé e expectativa marca ordenação diaconal em Conceição do Castelo
A celebração acontece no próximo sábado, às 16h, no Centro de Eventos (Sanfonão), em Conceição do Castelo, e marca uma etapa decisiva no caminho vocacional do jovem

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim vive dias de oração e expectativa com a proximidade da Ordenação Diaconal do seminarista Luan Motta de Oliveira. A celebração acontece no próximo sábado, às 16h, no Centro de Eventos (Sanfonão), em Conceição do Castelo, e marca uma etapa decisiva no caminho vocacional do jovem rumo ao ministério ordenado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiÀ medida que a data se aproxima, Luan intensifica a preparação espiritual e destaca o envolvimento da comunidade nesse processo. Segundo ele, a vivência do Tríduo Preparatório fortalece não apenas sua caminhada pessoal, mas também a fé da paróquia e o compromisso com as vocações na Igreja diocesana.
Leia também: Itapemirim recebe Marcha para Jesus com trio elétrico e shows
O Tríduo acontece sempre às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Nesta quarta-feira (4), a missa será presidida pelo padre Evaldo Praça Ferreira. Já na quinta (5), pelo padre Antônio Tatagiba; e, na sexta-feira (6), pelo padre Rogério Guimarães, encerrando o período de preparação.
Paralelamente, paróquias, pastorais e equipes de serviço atuam na organização da celebração. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição coordena os trabalhos, que incluem ensaios litúrgicos, definição de ministérios, ornamentação e logística para acolher os fiéis.
Quem é Luan Motta de Oliveira?
Natural de Cachoeiro de Itapemirim, da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, Luan relata que o chamado vocacional surgiu ainda na infância e se fortaleceu com a vivência paroquial. Ele ingressou no seminário em 2017 e concluiu o curso de Teologia em 2024. Em seguida, atuou por nove meses em missão na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará.
Atualmente, residindo em Conceição do Castelo, o seminarista vive os últimos dias antes da ordenação com gratidão, expectativa e apoio da família e da comunidade. Como lema diaconal, escolheu o versículo do Evangelho de São João: “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15), reforçando o compromisso com o serviço à Igreja.
Com informações da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.