Segurança

Cães são resgatados em situação de abandono em Vila Velha

Operação da Polícia Civil encontrou dois animais debilitados em imóvel no bairro Alvorada; responsável é procurado.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Dois cães foram resgatados em situação de maus-tratos na manhã desta sexta-feira (19), no bairro Alvorada, em Vila Velha. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção aos Animais da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A operação, chamada de “Maus-Tratos”, contou com apoio da Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha. As equipes foram até um imóvel localizado na Rua Sagitário, após denúncias sobre as condições em que os animais eram mantidos.

No local, os policiais civis e servidores municipais encontraram dois cães sem raça definida. Segundo a Polícia Civil, os animais estavam acorrentados, sem alimentação adequada e com acesso apenas a água imprópria para consumo.

Os cães também apresentavam sinais de grave negligência, como magreza acentuada e ferimentos causados pelas correntes. Um dos animais era de grande porte, com pelagem preta e mancha branca no peito. O outro era de porte médio, com pelagem branca e preta.

De acordo com o delegado Leandro Piquet, coordenador do Núcleo de Proteção aos Animais, a situação indicava sofrimento prolongado.

“A persistência do sofrimento desses animais, mesmo após notificações administrativas reiteradas, demonstra total desrespeito à legislação vigente e exigiu uma resposta imediata do Estado”, afirmou o delegado.

Segundo as investigações, as denúncias sobre o caso já ocorriam há mais de dois anos. Nesse período, os responsáveis teriam sido notificados pela Prefeitura de Vila Velha para regularizar a situação dos animais, mas as medidas necessárias não foram adotadas.

Após o resgate, os cães foram encaminhados ao Rancho Bela Vista, instituição contratada pelo município para acolhimento, avaliação clínica e tratamento veterinário.

O responsável pelos animais foi identificado, mas não estava no imóvel durante a operação. Conforme informações obtidas pelas equipes, ele deixou a residência na quinta-feira (18), um dia antes da ação policial. As diligências continuam para localizá-lo.

A Polícia Civil informou que o caso é investigado com base no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A legislação prevê punição para maus-tratos contra animais, com regras mais rígidas em casos envolvendo cães e gatos.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.