Santa Casa de Cachoeiro realiza captação de órgãos após morte encefálica
Doação ocorreu neste domingo (30), após confirmação da morte encefálica e autorização da família do paciente.

Uma verdadeira corrida contra o tempo marcou este domingo (30) na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. A instituição realizou uma captação de órgãos após a abertura de um protocolo de morte encefálica no Pronto-Socorro, levando esperança a pessoas que aguardam na fila por um transplante.
O paciente recebeu todos os cuidados e esforços da equipe médica, mas, infelizmente, não resistiu. Diante da confirmação da morte encefálica e após a autorização da família, foi iniciado o processo de doação de órgãos. Foram captados rins e córneas, que poderão contribuir para transformar a vida de pessoas que esperam por um transplante.
Leia também: BRK realiza teste com fumaça na rede de esgoto de bairro em Cachoeiro
A captação representa ainda um marco para a Santa Casa Cachoeiro. Pela primeira vez, o protocolo de morte encefálica foi aberto e conduzido no próprio Pronto-Socorro, pela equipe da Sala Vermelha.
Tradicionalmente, esse processo é iniciado e concluído na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mudança foi possível graças à capacitação de médicos que agora também estão preparados para atuar nesse tipo de protocolo no setor de emergência.
Mais do que um procedimento médico, a doação de órgãos representa um gesto de solidariedade que ultrapassa a dor da perda. A Santa Casa agradece profundamente à família do doador pela decisão e pela generosidade. Em um momento de grande sofrimento, a família permitiu que outras pessoas tivessem a oportunidade de receber um órgão e seguir em frente com mais esperança e qualidade de vida.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726