Cidades

Venda Nova do Imigrante se prepara para estiagem e incêndios com chegada do El Niño

Venda Nova do Imigrante criou plano preventivo contra possíveis impactos do El Niño, com ações para estiagem, economia de água e incêndios.

Venda Nova do Imigrante reforçou a preparação para enfrentar possíveis períodos de estiagem e aumento do risco de incêndios florestais associados ao fenômeno El Niño.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil elaborou um Plano de Ação que reúne diferentes secretarias, Corpo de Bombeiros Militar, forças de segurança e instituições parceiras.

Leia mais: Grupo é preso por desviar R$ 2 milhões de cooperativa de crédito no Sul do ES

O planejamento prevê ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação, com foco na proteção da população e na redução dos impactos de uma eventual seca mais severa.

Economia de água entra no plano

Uma das principais medidas será o incentivo ao uso racional da água.

As orientações serão direcionadas à população e aos setores agrícola e industrial. Entre as práticas previstas estão o reaproveitamento de água, a captação da chuva e o manejo mais eficiente da irrigação.

O município também poderá adotar medidas para combater o desperdício durante os períodos de estiagem.

Campanha quer evitar queimadas

Outra frente será a campanha “Queimadas Zero”, voltada à prevenção de incêndios florestais.

A orientação é para que moradores não utilizem fogo para limpar terrenos, pastagens ou eliminar resíduos. Em períodos mais secos, as chamas podem se espalhar rapidamente e atingir áreas de vegetação, propriedades e comunidades.

O plano também prevê o mapeamento de áreas consideradas prioritárias, principalmente nas regiões de Caxixe e São José.

Entre as ações estão manutenção de caixas secas, limpeza de barragens licenciadas e acompanhamento do abastecimento de água.

Monitoramento poderá ser intensificado

A Defesa Civil utilizará indicadores meteorológicos, como a umidade relativa do ar, para definir diferentes níveis de risco.

Conforme o cenário, o município poderá intensificar o monitoramento, mobilizar brigadistas e ativar o Sistema de Comando em Operações e o Grupo de Ações Coordenadas.

Os alertas terão como referência informações de órgãos como Cemaden, Inmet e Defesa Civil Estadual.

A Prefeitura também relacionou veículos, caminhões-pipa, máquinas, equipamentos de proteção, servidores e brigadistas voluntários que poderão atuar em situações de emergência.

Nos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros ficará responsável pelo combate direto às chamas, com apoio logístico do município e de grupos que possam facilitar o acesso a regiões rurais e de difícil alcance.

O planejamento ainda inclui ações após eventuais desastres, como levantamento de danos, assistência aos produtores rurais, recuperação ambiental e busca de recursos estaduais e federais.

A Defesa Civil reforça que a participação da população será essencial. Evitar queimadas, economizar água e comunicar rapidamente situações de risco estão entre as medidas que podem ajudar a reduzir os impactos durante o período mais crítico.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.