Três deputados estaduais eleitos são do Sul do ES; Peter de Mimoso é o mais votado da região
Victor Coelho, de Cachoeiro, e Julio da Fetaes, de Jerônimo Monteiro também estão entre os representantes eleitos

A região Sul do Espírito Santo terá três representantes na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a partir de 2027. Peter Costa (PP), Victor Coelho (PSB) e Julio da Fetaes (PT) foram eleitos para o Legislativo estadual nas eleições deste domingo (4).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mais votado entre os três foi Peter Costa, de Mimoso do Sul, com 31.537 votos (1,46%). Aos 36 anos, o odontólogo iniciou a trajetória política como vereador e depois comandou a Prefeitura de Mimoso do Sul por dois mandatos, após ser eleito em 2020 e reeleito em 2024. Em 2026, deixou o cargo de prefeito para disputar uma vaga na Ales.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp!Victor Coelho, de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu 26.006 votos (1,21%) e também garantiu uma cadeira no Legislativo estadual. Antes de disputar a eleição para deputado, ele teve dois mandatos à frente da Prefeitura de Cachoeiro, eleito em 2016 e reeleito em 2020. Na eleição deste ano, foi eleito pelo PSB pelo sistema de média.
Já Julio da Fetaes, ligado ao movimento sindical e rural, conquistou 17.775 votos (0,82%). Natural de Jerônimo Monteiro, ele já havia disputado uma vaga para deputado estadual em 2022, quando obteve 11.507 votos. Em 2026, aumentou a votação e foi eleito pelo PT, também pelo sistema de média.
A nova composição do Legislativo estadual terá 30 deputados, sendo 16 novos parlamentares e 14 que já ocupavam cadeira na Casa.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726