Conteúdo de Marca
“Sem Medo de Sarar”: projeto faz crianças mudarem de ideia sobre saúde
O autocuidado em saúde, como entender e responder à dor, como funcionam as vacinas e o porquê devemos vacinar foram pontos abordados nessa peça teatral.

E se existisse um jeito de sumir o medo de agulha? Ou se uma pílula mágica fosse capaz de anular todo o receio de ir a uma consulta médica? Muita gente gostaria de soluções tão rápidas e fáceis como essas que infelizmente não existem. Mas, e se pudéssemos evitar que sentimentos tão ruins como medo de hospital e agulha se desenvolvessem? A partir dessa ideia, alunos de Medicina e Psicologia da Faculdade Multivix Cachoeiro realizaram um projeto de extensão denominado “Sem Medo de Sarar”.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO medo interfere no processo de cura. Não procurar ajuda médica ou medidas de prevenção de doenças, como as vacinas, faz aumentar as chances de piora clínica. Isso faz encarecer e demorar ainda mais o tratamento de enfermidades. E é nesse sentido que o “Sem Medo de Sarar” trabalhou. O projeto foi implementado na escola Julieta Deps Tallon no bairro Zumbi, atualmente sob a direção de Sangela Cristina M. Leal Alves. No “Sem Medo de Sarar” os alunos assistiram e fizeram parte da peça teatral “Super Vacina e Super Coragem”, elaborada e apresentada pelos acadêmicos da faculdade.
O autocuidado em saúde, como entender e responder à dor, como funcionam as vacinas e o porquê devemos vacinar foram pontos abordados nessa peça teatral. Ao voltar para a sala de aula, os alunos fizeram atividades a fim de reforçar as informações apresentadas na peça de teatro.
A Covid-19 foi também um dos temas abordados. Hoje, menos de 35% das crianças de 5 a 11 anos no município de Cachoeiro foram totalmente vacinadas contra a Covid-19. A desinformação e as fake news são as grandes responsáveis por esse número tão baixo. Por isso, o “Sem Medo de Sarar” também abordou esse tema.
Os pais dos alunos da escola Julieta Deps Tallon participaram de uma palestra informativa, finalizada com um tira-dúvidas sobre a pandemia, a Covid-19 e as vacinas pelo Dr Daniel Junger, co-orientador do projeto – médico infectologista, professor da Multivix e diretor clínico do HIFA Aquidaban. Além do Dr. Daniel, o projeto foi orientado pela Dra. Fabiana Davel, psicóloga mestre em Psicologia Institucional, especialista em Psicologia Social, e também professora nos cursos de Psicologia e Medicina da faculdade Multivix Cachoeiro. O “Sem Medo de Sarar” também contou com o suporte fundamental e direcionamento do Prof. DsC Raphael Rodrigues, coordenador pedagógico do curso de medicina Multivix Cachoeiro.






Com a parceria do postinho de saúde do bairro Zumbi e da gestora Enfermeira Lyvia Guiotto Battero, o projeto encerrou com ações de vacinação das crianças da escola contra a Covid-19.
Apesar de todo esforço e apoio de empresas que acreditam na importância da vacinação e conscientização, infelizmente, pouco mais de 10% das crianças da escola foram vacinadas contra a Covid-19. Isso demonstra a triste realidade da desinformação e a pouca importância que têm se dado às vacinas.
Quem sabe investindo nas informações dadas às crianças, como nesse projeto, teremos um cenário futuro diferente? Quem sabe é por meio delas que aconteça a sensibilização dos familiares para essa questão tão importante?
