Ao menos quatro pessoas morreram em decorrência de uma explosão em um silo da cooperativa C.Vale, em Palotina, no Paraná, por volta das 16h30 desta quarta-feira (26). A informação é do Corpo de Bombeiros de Cascavel, cidade vizinha. Equipes dos bombeiros de Cascavel e Toledo, outro município vizinho, foram enviadas para atuar no socorro às vítimas.
Conforme os bombeiros, dez pessoas estão desaparecidas – possivelmente soterradas sob os escombros – e duas tiveram ferimentos e estão internadas em estado grave em hospitais da região.
O silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a nove quilômetros do centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.
Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada. O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos. Também surgiram pequenos incêndios no próprio silo, combatidos pelos bombeiros.
Por volta das 20h desta quarta-feira, os bombeiros ainda não haviam conseguido entrar no silo destruído – como ele ameaçava ruir, primeiro foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.
Até a publicação deste texto, o Estadão buscou contato com a C.Vale, mas sem sucesso. O espaço permanece aberto a manifestações.
Estadao Conteudo
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.