Corinthians segura Newells, contorna pressão e se impõe na Sul-Americana
O time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu conter o ímpeto do Newells Old Boys, administrou a vantagem obtida no jogo de ida e, com o empate sem gols, ficou com a vaga

O Corinthians mostrou frieza e transmitiu confiança para sair de Rosário, na Argentina, classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana. O time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu conter o ímpeto do Newells Old Boys, administrou a vantagem obtida no jogo de ida e, com o empate sem gols, ficou com a vaga.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiSem boa pontaria e com Cássio em uma noite eficaz, foi impossível para o Newells vencer a defesa corintiana. Não foi um jogo de grandes defesas e lances técnicos, e o ambiente externo ao campo foi o que mais tomou a atenção, com caso de racismo, ataque a ônibus e confusão no estádio.
Nas quartas de final, o Corinthians enfrentará Estudiantes de La Plata ou Goiás. No primeiro encontro, os argentinos levaram a melhor com uma vitória por 3 a 0. A decisão será nesta quarta, às 19h, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Apesar do clima da torcida e dos fogos de artifício que precederam o apito inicial, a partida demorou a para aumentar sua temperatura. Os dois times arriscaram chutes de longa distância, mas o jogo muito estudado mostrava um Corinthians a fim de explorar falhas pontuais dos argentinos, e o Newells Old Boys com mais posse de bola e pressionando a saída de bola alvinegra.
A pressão do Newells se intensificou, e Cássio precisou trabalhar algumas vezes. A falta de capricho nas finalizações foi marca registrada dos argentinos ao longo da etapa inicial. Os donos da casa não levaram muitos sustos à meta alvinegra.
O contragolpe passou a ser a única arma do Corinthians, especialmente com Wesley e Adson. Mas o jogo truncado justificou o placar sem gols. Enquanto o Newells sofreu para dar velocidade aos seus lances de ataque, o Corinthians controlou o ímpeto argentino e prendeu a bola no meio de campo.
No intervalo do jogo, houve grande confusão nas arquibancadas entre torcedores de Corinthians e Newells Old Boys após a divisória entre os dois grupos ceder. Garrafas e cadeiras foram atiradas e o reinício do jogo ultrapassou a marca de 25 minutos.
Com o placar zerado, não havia alternativa para o Newells. O time argentino precisava atacar e calibrar as finalizações. Mas as intenções não conseguiram se transformar em ações efetivas. Os comandados de Gabriel Heinze não encontravam brechas na defesa alvinegra. A produtividade argentina despencou, e o Corinthians pôde se acomodar.
O contra-ataque corintiano só encaixou o primeiro lance aos 26 minutos do segundo tempo. A estratégia, porém, surtia efeito. Nos 10 minutos finais, o Newells voltou a se soltar. Cássio e Fábio Santos salvaram o que seria o primeiro gol do duelo.
Com o cronômetro a favor do Corinthians, a pressão era toda sobre o conjunto de Rosário. E essa pressão fez com que o Newells repetisse os mesmos erros de todo o jogo e facilitasse a vida alvinegra rumo à próxima fase.
O Corinthians volta a atuar no domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Coritiba, equipe que também briga por posições na parte final da tabela do torneio. As partidas das quartas de final da Sul-Americana estão agendadas para acontecer entre 22 e 24 de agosto (ida) e 29 e 31 de agosto (volta).
Antes de a bola rolar, câmeras de corintianos registraram um torcedor do Newells imitando um macaco na direção deles. O time argentino usou as redes sociais para publicar uma mensagem contra o racismo, mas não surtiu efeito. Na fase de grupos, o conjunto de Rosário foi punido pela Conmebol com multa de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 490 mil) por insultos do mesmo teor contra santistas. Também houve registro de um ônibus com torcedores corintianos alvo de apedrejamento.
FICHA TÉCNICA
NEWELLS OLD BOYS 0 X 0 CORINTHIANS
NEWELLS OLD BOYS – Hoyos; Armando Méndez, Velázquez, Glavinovich (Sordo), Ortiz e Martino (Portillo); Sforza, Iván Gómez (Pérez Tica), Cristian Ferreira e Balzi (Aguirre); Recalde (Reasco). Técnico: Gabriel Heinze.
CORINTHIANS – Cássio; Bruno Méndez, Gil, Caetano e Matheus Bidu (Fábio Santos); Fausto Vera, Maycon e Ruan Oliveira (Giuliano); Adson (Fagner), Wesley (Ángel Romero) e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CARTÕES AMARELOS – Fagner, Cristian Ferreira, Sordo, Iván Gómez e Glavinovich.
ÁRBITRO – Andrés Rojas (COL).
PÚBLICO E RENDA – Não divulgados.
LOCAL – Estádio Coloso del Parque, em Rosário (ARG).
Estadao Conteudo
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726