Nacional

PF faz operação contra fraudes em licitação de R$ 15 milhões de merenda escolar

A Justiça Federal determinou o afastamento de sete funcionários públicos, que estão proibidos de frequentar a prefeitura e outras dependências municipais. Empresários também estão na mira da investigação

Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal (PF) faz buscas em 26 endereços nesta terça-feira (24), para colher provas em uma investigação sobre suspeitas de fraudes em uma licitação de R$ 15,8 milhões para compra de merenda escolar em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A Justiça Federal determinou o afastamento de sete funcionários públicos, que estão proibidos de frequentar a prefeitura e outras dependências municipais. Empresários também estão na mira da investigação.

O inquérito foi aberto em março. A PF afirma ter encontrado indícios de direcionamento da licitação para favorecer duas empresas. Os investigadores também veem irregularidades na execução do contrato. Uma empresa da família da ex-prefeita Flávia Pascoal (PL) teria sido subcontratada para fornecer pães. Flávia foi cassada em maio.

Na ação desta terça-feira, 110 policiais federais cumprem 26 mandados de busca e apreensão em Ubatuba (24), Natividade da Serra (1) e São José dos Campos (1). Documentos, armas e dinheiro foram apreendidos. Os agentes estiveram na Secretaria Municipal de Educação.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude no processo de licitação e associação criminosa. As penas podem chegar a 14 anos de prisão em caso de condenação.

Defesas

Com a palavra, a prefeitura de Ubatuba: “o prefeito Márcio Maciel (MDB) está acompanhando a PF desde cedo no paço municipal, colaborando com as diligências e fornecendo acesso e documentos, físicos e digitais, solicitados pelo órgão. A PF visitou, ainda, a sede da Secretaria de Educação, que é a pasta diretamente envolvida com as investigações.

Com a quebra de sigilo, os policiais estão recolhendo possíveis provas, como anotações, livros em geral, notas fiscais e demais provas relacionadas às fraudes e desvios anteriormente apontados, bem como telefones celulares, computadores pessoais, equipamentos eletrônicos de armazenamento de dados, além de informações salvas na nuvem.

Além da ex-prefeita, mais seis funcionários foram afastados de suas funções públicas e proibidos de acessar e frequentar todos os equipamentos da Prefeitura, como suas Secretarias, Fundações, Autarquias e repartições.”

A reportagem busca contato com a ex-prefeita Flávia Paschoal. O espaço está aberto para manifestação.

Estadao Conteudo

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

O Estadão Conteúdo é referência na distribuição de notícias em tempo real no Brasil, com foco nos setores financeiro, econômico, político e corporativo.