Restituição Imposto de Renda: veja como consultar
A Receita Federal destaca a importância de manter as informações fiscais atualizadas para evitar cair na malha fina no futuro.
A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (24) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Inicialmente, este lote inclui contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas agora, após regularizar suas pendências, estão recebendo suas restituições. Portanto, para verificar se você faz parte desse grupo, basta acessar o site oficial da Receita Federal e inserir seus dados para consulta.
Além disso, a Receita Federal destaca a importância de manter as informações fiscais atualizadas para evitar cair na malha fina no futuro.
Quem está incluído no lote residual de outubro?
O lote residual de outubro é composto por diversos grupos de contribuintes que possuem direito à restituição do IRPF. Entre eles estão:
- 6.416 idosos com mais de 80 anos;
- 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 5.219 pessoas com deficiência física, mental ou com moléstia grave;
- 14.661 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 126.824 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix, recebendo prioridade;
- 53.433 contribuintes sem prioridade legal;
- 11.360 contribuintes do estado do Rio Grande do Sul, priorizados devido à calamidade pública na região.
Como consultar a restituição?
Para consultar se você foi contemplado no lote de restituição do Imposto de Renda, basta acessar o portal da Receita Federal, na seção de restituição, ou utilizar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”. É necessário informar o CPF e a data de nascimento para verificar o status da restituição.
Calendário de pagamentos dos lotes residuais
A Receita Federal já divulgou o calendário de pagamentos dos lotes residuais de restituição. As próximas datas são:
- 1º Lote: 31 de outubro de 2024
- 2º Lote: 29 de novembro de 2024
- 3º Lote: 31 de dezembro de 2024
- 4º Lote: 31 de janeiro de 2025
- 5º Lote: 28 de fevereiro de 2025
Como saber se você caiu na malha fina?
A malha fina é o processo de verificação da Receita Federal em que inconsistências ou erros na declaração do Imposto de Renda são detectados. Para verificar se você caiu na malha fina, acesse o portal e-CAC da Receita Federal. É possível regularizar a situação através do envio de uma declaração retificadora, evitando possíveis multas e garantindo o recebimento da restituição.
A Receita Federal continua alertando os contribuintes para a importância de manter suas informações fiscais atualizadas e utilizar ferramentas como a declaração pré-preenchida, que minimiza erros e acelera o processo de restituição.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui