ads-geral-topo
Esportes

Ciclista cachoeirense conquista pódio em competição internacional; confira

O capixaba mais uma vez foi destaque em sua categoria

Por Jonathan Gonçalves

3 mins de leitura

em 04 de nov de 2024, às 17h32

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No último final de semana, foi realizado o Desafio Tour do Rio, que faz parte da programação do Tour do Rio 2024. O evento contou com 17 equipes, de seis nacionalidades diferentes. A competição internacional também contou com quatro equipes que estão no Top-15 do America Tour UCI. Entre todos esses ciclistas, estava o ciclista cachoeirense Alexandre Cardoso, que mais uma vez representou muito bem o Espírito Santo, conquistando dois pódios em sua categoria.

Leia também: Atleta do Espírito Santo vai entrar para o Hall da Fama do kickboxing

O desafio foi realizado nas estradas do Vale do Café, na região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, que fica localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro. Aliás, a prova teve três etapas diferentes, somando juntas quase 450 km.

No sábado (2), inicialmente, a prova contaria com 120 km, porém a organização optou por reduzir o trajeto, por conta do calor intenso e o fato da estrada estar com alguns trechos em obras. Assim, o trajeto foi diminuído para 100 km.

Alexandre Cardoso comentou sobre sua participação na prova. “No sábado (2), tive um problema mecânico na descida da serra. A corrente soltou das engrenagens, e tive que parar. Então, para retornar ao pelotão principal, tive que fazer muita força e isso acabou me desgastando. Acabei pecando em uma das subidas, não conseguindo acompanhar o grupo, onde passaram dois atletas da minha categoria, que foram campeão e vice-campeão. Consegui o terceiro lugar, com a frustração de que o problema na bicicleta, tenha tirado minha vitória”, ressaltou.

Já no domingo (3), Alexandre ficou com a segunda colocação, em uma prova mais longa e, em um trajeto, que o ciclista já conhecia. O atleta conta também que foi surpreendido, pela quantidade de equipes. “Tinha uma equipe com maior número de atletas. Assim, eles botaram um ‘coelho’ para sair na vantagem, logo no inicio da prova, e os demais ficaram me marcando, me segurando ali no pelotão. O atleta conseguiu abrir mais de seis minutos de vantagem, pois ele se agrupou com os atletas de frente. Isso é estratégia de corrida, quando você corre sozinho, tem que ter alguma percepção do esforço que será na volta. Eu contava que na volta conseguiria tirar esses seis minutos, porém, acabei tirando apenas cinco”, frisou.

Novamente, na descida da serra, a bicicleta de Alexandre apresentou problemas nas engrenagens e, segundo o mesmo, qualquer erro é fatal, se tratando de equipamento. “Você não pode ter falha nenhuma. Mas, fico muito feliz de ter conquistado dois pódios, somando pontos para o ranking nacional. Paralelo a nossa prova, tivemos o Tour do Rio, que envolveu atletas de nível nacional e internacional. Presença de grandes equipes estrangeiras e nacionais, que deu um ‘glamour’ maior ao evento”, disse Alexandre.

O ciclista cachoeirense compete na categoria Master, que acontece paralelamente ao Tour do Rio. “Graças a Deus, tivemos a tivemos a felicidade de estar compartilhando experiências novas, com grandes atletas de fora. Agora é começar o processo de descanso, de preparação para a próxima temporada. Devo ter mais três provas neste ano, mas vou começar a tirar o pé e estruturar melhor meus equipamentos, suplementação e também, novas parcerias para o ano que vem. Para estar de volta ao cenário nacional e até internacional, com 100%”, finalizou Alexandre Cardoso, ciclista cachoeirense.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape