Surreal! Cachoeira dentro de gruta faz sucesso em estado vizinho do ES
O Parque está localizado em meio ao encontro da Mata Atlântica e do Cerrado, formando uma obra magnífica da natureza
Muita gente conhece a cidade de Ouro Preto – MG como um centro de construções históricas e de cultura. Todavia, o município também abriga uma infinidade de paisagens naturais únicas, como o Parque Natural Municipal das Andorinhas. O Parque está localizado em meio ao encontro da Mata Atlântica e do Cerrado, formando uma obra magnífica da natureza. Entre os atrativos, está uma cachoeira que fica dentro de uma gruta.
Leia também: Ilha de águas cristalinas fica no Sudeste do Brasil, mais perto do que você imagina
Aliás, o Parque leva o nome da cachoeira, que se chama Cachoeira das Andorinhas. De beleza natural singular, esta cachoeira tem uma queda-d’água de cerca de 10 metros de altura, situada no interior de uma formação rochosa que se assemelha a uma gruta. O nome é uma referência às andorinhas, que na primavera e no verão buscam abrigo no local.
O Parque fica próximo à sede de Ouro Preto e é possível chegar de carro ou ônibus. Já para ir a pé, é necessário uma caminhada mais longa. Toda área do Parque é sinalizada, indicando a direção da Cachoeira das Andorinhas e de várias outras. Além disso, o lugar conta com mirantes naturais de onde é possível apreciar a grandiosidade da fauna e flora da região.
De todos os cantos, o cenário é realmente de tirar o fôlego. Algumas partes do Parque têm acessos de dificuldade moderada, já outras são um pouco mais difíceis. Contudo, já na entrada há pequenos poços que podem ser acessados até por crianças. Já a parte da gruta necessita de uma descida por algumas pedras. Sendo assim, cabe ao turista avaliar se deseja entrar lá dentro ou não.
Além disso, o Parque tem um site e um Instagram com todas as indicações e recomendações para quem deseja fazer o passeio.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.