Geral

13º do INSS para aposentados: veja quando será o pagamento

O INSS destinará o pagamento do 13º salário no segundo semestre aos novos aposentados e pensionistas, ou seja, aqueles que se aposentaram entre junho e outubro de 2024.

Flavio Cirilo Flavio Cirilo

Foto: Ascom | INSS

A partir de 25 de novembro, os aposentados e pensionistas do INSS que conquistaram o benefício a partir de junho de 2024 começarão, portanto, a receber o pagamento do 13º salário em parcela única. Assim, essa medida é válida exclusivamente para os segurados que se aposentaram ou passaram a receber pensão a partir deste período.

Quem já recebia o 13º salário?

O INSS pagou antecipadamente o 13º salário entre abril e maio deste ano para quem já era beneficiário antes de junho de 2024. Desde 2020, o governo antecipa o 13º salário para aposentados e pensionistas, uma prática implementada inicialmente como resposta à crise econômica causada pela pandemia de covid-19.

Quem vai receber o 13º salário no segundo semestre?

O INSS destinará o pagamento do 13º salário no segundo semestre aos novos aposentados e pensionistas, ou seja, aqueles que se aposentaram entre junho e outubro de 2024. Primeiro, o instituto depositará o valor para quem recebe até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412. Em seguida, a partir de 2 de dezembro, pagará os beneficiários que têm direito a valores superiores ao salário mínimo.

Detalhes do pagamento do 13º salário do INSS

O INSS fará o pagamento do 13º salário em parcela única, seguindo o cronograma de depósitos para aposentados e pensionistas. Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, o instituto iniciará os depósitos de forma escalonada em 25 de novembro. Já para aqueles que recebem valores superiores, o pagamento começará a partir de 2 de dezembro.

Esta medida tem como objetivo garantir um suporte financeiro extra no final do ano, beneficiando aqueles que mais precisam e contribuindo para o fortalecimento da economia durante o período de festas. A antecipação e a unificação do pagamento do 13º salário continuam sendo uma ação importante do governo federal para apoiar os segurados do INSS.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Flavio Cirilo
Flavio Cirilo

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

INSS