ads-geral-topo
Internacional

Guerra: Finlândia e Suécia se preparam para confronto

Suécia e Finlândia, embora militarmente próximas dos EUA através da adesão à União Europeia, preferiram historicamente manter-se afastadas da aliança, formada durante a Guerra Fria contra a União Soviética.

Por Diorgenes Ribeiro

2 mins de leitura

em 19 de nov de 2024, às 19h08

Foto: iStockphoto
Foto: iStockphoto

A Suécia e a Finlândia começaram, nesta segunda-feira (18), a preparar a população para um possível conflito armado contra as investidas de Moscou.

Além disso, os dois países, que se mantém no topo do ranking de países mais felizes do mundo, deixaram há décadas a neutralidade militar ao aderirem à Organização do Tratado do Atlântico Norte – Otan, após a invasão da Rússia à Ucrânia no ano de 2022.

Leia Também: Atenção! Asteroide próximo da Terra causará terremotos e deslizamentos

Alexander Stubb, presidente conservador da Finlândia, é a favor de intensificar as sanções contra a Rússia. Contudo, Ele considera que o país não deve excluir “nenhuma parte” da política de dissuasão nuclear da aliança. A nação entrou na Otan no final do ano de 2023.

Já a Suécia deixou a neutralidade militar de lado e, neste ano, o país entrou oficialmente para a Otan como 32º membro da aliança militar. Segundo noticiado pelo site Uol, a Suécia e a Finlândia, embora militarmente próximas dos EUA através da adesão à União Europeia, preferiram historicamente manter-se afastadas da aliança, formada durante a Guerra Fria contra a União Soviética.

Finlândia e Suécia

Assim, a despeito das duas nações estarem se preparando para uma possível guerra, os mesmos são países considerados pacíficos e os mais felizes do mundo para se viver.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape