Cidades

Exposição abre comemorações do Carnaval 2025 em Cachoeiro

A exposição é realizada através de uma pesquisa realizada em jornais, revistas e fotos pertencentes ao Arquivo Público Municipal

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

exposição carnaval
Foto: Wallace Hull/PMCI

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), por meio do Arquivo Público Municipal de Cultura Sala “Evandro Moreira”, abre as comemorações do Carnaval 2025 com a Exposição “148 Anos Brincando Carnaval em Cachoeiro de Itapemirim”.

A exposição ficará aberta até o dia 7 de março, no horário das 9h às 17h, na Sala de Imprensa Cachoeirense “Higner Mansur”, no primeiro piso do Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, no centro da cidade. A mostra é realizada através de uma pesquisa realizada em jornais, revistas e fotos pertencentes ao Arquivo Público Municipal.

O objetivo é promover a memória e a tradição local que vem se perpetuando ao longo de muitas décadas, reconhecendo as atividades e valores culturais nos bairros, ambientes e contextos populacionais do município, garantindo a diversidade identitária da cultura cachoeirense.

O coordenador do Arquivo Público e curador da exposição, Lucimar Costa, fez a produção e traz para apreciação de todos a reprodução de jornais cachoeirenses, que ao longo do tempo registraram a maior festa popular do Brasil: Jornal O Cachoeirano (com uma matéria de 1877), O Constitucional (de 1887), Jornal Arauto, A Gazeta, ES de Fato, O Fato, Revista 7 Dias, Revista Leia e Revista do Cineclube Jece Valadão.

Identidade cultural

A exposição traz também fotos de concurso de fantasias, desfile das agremiações carnavalescas, do boi pintadinho, de bonecões e das festas do Caçadores Carnavalescos Clube. A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Larissa Patrão, comenta que a mostra não é apenas uma coleção de fantasias, fotografias e adereços, mas sim um verdadeiro retrato da identidade cultural.

“O Carnaval, com toda a sua energia, cores e tradição, é uma manifestação que atravessa gerações, conectando passado e presente. A exposição antiga do Carnaval nos permite reviver momentos inesquecíveis, valorizar aqueles que construíram essa história e entender como essa festa evoluiu ao longo do tempo. Cada peça exposta carrega memórias de artistas, costureiras, músicos e foliões que dedicaram seu talento para manter viva essa tradição”, destacou.

Larissa acrescentou que preservar essa história não é apenas olhar para o passado, mas garantir que a cultura continue sendo celebrada e respeitada no futuro. “Que essa exposição inspire novas gerações a manterem acesa a chama do nosso Carnaval, sempre com o brilho e a alegria que fazem parte da nossa essência”, concluiu.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.