Lula classifica discussão entre Trump e Zelensky como “cena grotesca”
Lula também afirmou que o presidente ucraniano saiu humilhado do encontro e criticou a postura de Trump durante a reunião.

Durante agenda oficial no Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente o bate-boca protagonizado pelos presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Donald Trump, dos Estados Unidos, ocorrido na Casa Branca na última sexta-feira (28/2). Para Lula, a troca pública de farpas foi uma “cena grotesca” e incompatível com a diplomacia internacional.
Uma cena tão grotesca
“Eu, sinceramente, não sou diplomata, mas acho que, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, declarou Lula neste sábado (1º/3), em conversa com jornalistas. O petista está em Montevidéu para acompanhar a posse do presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi.
Lula também afirmou que o presidente ucraniano saiu humilhado do encontro e criticou a postura de Trump durante a reunião. “Acho que o Zelensky foi humilhado. Acho que, na cabeça do Trump, o Zelensky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada pelo discurso do Zelensky”, avaliou.
Troca de farpas
A discussão entre Trump e Zelensky ocorreu durante audiência no Salão Oval, onde os dois líderes discutiam o futuro da guerra na Ucrânia. O clima esquentou ao final do encontro, quando o presidente ucraniano acusou o líder russo, Vladimir Putin, de não demonstrar interesse genuíno em encerrar o conflito. A declaração irritou Trump, que rebateu de forma ríspida, desencadeando o bate-boca.
O embate público entre os dois presidentes repercutiu internacionalmente, gerando críticas e levantando questionamentos sobre o futuro da relação entre Estados Unidos e Ucrânia em meio à guerra que já se arrasta há mais de dois anos.
Leia Também: Moraes reage após ataque de Trump sobre colonização do Brasil
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726