Conteúdo de Marca

Rodas de Conversa na Uniaves promovem reflexões sobre a divisão justa de papéis entre homens e mulheres

Iniciativa do Programa Vozes marcou o mês da mulher com escuta ativa, troca de experiências e valorização das trajetórias femininas nas unidades da companhia

Por Redação

3 mins de leitura

em 14 de abr de 2025, às 17h51

Colaboradores da Uniaves participaram das Rodas de Conversa sobre Divisão Justa de Papéis
Colaboradores da Uniaves participaram das Rodas de Conversa sobre Divisão Justa de Papéis

Durante o último mês de março, no qual todos os anos é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Uniaves, subsidiária da Pif Paf Alimentos em Castelo, no Espírito Santo, realizou Rodas de Conversa com o tema “Divisão Justa de Papéis”, promovidas pelo Programa Vozes, de Diversidade e Inclusão da empresa. A ação foi voltada ao debate sobre o equilíbrio na distribuição das tarefas domésticas entre homens e mulheres e como essa dinâmica afeta não apenas a vida pessoal, mas também o desempenho e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Para Carolina Aparecida Gonçalves, Analista de Processos Industriais, o espaço para diálogo permitiu reconhecer diferentes realidades e refletir sobre os impactos da sobrecarga enfrentada por muitas mulheres. “Ali nós pudemos perceber as diferentes realidades de cada lar e como, ao longo dos anos e passar das gerações, as tarefas começaram a ser mais bem distribuídas. Conseguimos ver o impacto da rotina exaustiva pela jornada dupla e até mesmo tripla de algumas mulheres e como isso afeta o trabalho. Abrir as portas para este tipo de diálogo é sempre importante para que possamos sempre aprender umas com as outras”, destacou.

Oseas Mollino Rodrigues, Supervisor de Produção na fábrica de ração da Uniaves, também participou da conversa e relatou como o encontro reforçou sua percepção sobre a atuação das mulheres em diferentes contextos. “As tarefas dessas mulheres que nos inspiram não se limitam apenas à carga horária dentro da empresa. Elas se estendem nos afazeres de rotina de suas casas. Sempre têm em si a garra e vontade de fazer acontecer e gerar valor em seu dia a dia, com muita dedicação e empenho, não esquecendo de colocar sua família em primeiro lugar. Eu, como homem, me sinto privilegiado e reconheço a dedicação de todas que comigo trabalham na fábrica de ração, e também, claro, de minha esposa.”

Repensar os papéis

As rodas de conversa foram realizadas em diferentes unidades da Pif Paf. De acordo com Raniela Remídio, coordenadora de Responsabilidade Social da empresa, a proposta surgiu da necessidade de repensar a estrutura histórica de papéis sociais entre homens e mulheres. “Hoje muitas mulheres trabalham fora e continuam sendo as responsáveis por cuidar do lar sozinhas. Durante as rodas, tivemos vários depoimentos de homens e mulheres que, por meio daquele momento, começaram a refletir sobre seus papéis em casa e sobre o quanto as mulheres estão sobrecarregadas desse fardo que é imposto a elas”, explicou.

Raniela também destacou que o objetivo da ação foi alcançado: gerar reflexão. “Ouvimos de muitos homens a frase: ‘Eu nunca parei pra pensar o quanto isso é injusto, o quanto as minhas cobranças, mesmo que sutis, são deselegantes com minha esposa’. Também abordamos o direito de escolha das mulheres: inclusive o de estar em casa cuidando dos filhos, se esse for um desejo genuíno dela.”

Além das Rodas de Conversa, o Programa Vozes também realizou o Mural Mulheres que Inspiram, em que colaboradoras de diversas unidades compartilharam histórias de superação, coragem e dedicação, contribuindo para a valorização das trajetórias femininas dentro da empresa. A iniciativa faz parte de um calendário contínuo de ações voltadas à promoção da diversidade e inclusão nas unidades da companhia.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui