Nacional

Caso Ana Beatriz: mãe pode responder por infanticídio em liberdade

De acordo com código Penal Brasileiro, o infanticídio é definido como: "Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho".

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

caso ana beatriz
Foto: Redes Sociais

A mãe da bebê Ana Beatriz, encontrada morta dentro de um pote de sabão no dia 15/4 em Alagoas, pode responder pelos crimes de infanticídio e homicídio, além da ocultação de cadáver. A informação é do portal Metropoles.

O delegado responsável pelo caso,  João Marcelo, contou que o caso segue sob apuração. “Estamos apurando a questão do infanticídio ou homicídio e ocultação de cadáver. Até o presente momento, ela vai ficar presa por ocultação de cadáver”, confirmou a autoridade policial. De acordo com o Código Penal, o infanticídio é a prática de matar o próprio filho sob influência do estado puerperal.

O que é o crime de Infanticidio?

De acordo com o Artigo 123 do Código Penal Brasileiro, o infanticídio é definido como:

“Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após.”

Ou seja, para ser caracterizado como infanticídio (e não como homicídio), é necessário que:

  • A autora seja a mãe da criança;
  • O crime ocorra durante ou logo após o parto;
  • Esteja presente o chamado estado puerperal, que é uma condição psíquica e fisiológica relacionada ao parto, que pode afetar o discernimento da mãe.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.