Segurança

FICCO-ES combate crime organizado com ação em duas cidades do ES

Após um dos integrantes ser preso em flagrante por posse ilegal de arma, as investigações foram desencadeadas.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

operação ficco
Foto: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO-ES), coordenada pela Polícia Civil, deflagrou, nesta sexta-feira (9), a Operação “SELATI”. O objetivo é desmantelar uma organização criminosa com atuação estruturada em Viana e Cariacica.

De acordo com a Polícia Federal, as medidas foram autorizadas com base em investigações que revelaram a existência de um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas. Além disso, os suspeitos também comercializavam ilegalmente armas, praticavam lavagem de dinheiro e atuavam clandestinamente no ramo da segurança privada armada.

Ainda de acordo com a PF, a 3ª Vara Criminal de Viana expediu um conjunto de medidas cautelares, além de sete mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão domiciliar. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias, aplicações financeiras e ativos patrimoniais, com valor total estimado em R$ 2,6 milhões.

Após um dos integrantes ser preso em flagrante por posse ilegal de arma, as investigações foram desencadeadas. Mesmo após sua detenção, as atividades ilícitas passaram a ser geridas de dentro do sistema prisional.

No decorrer das investigações, foi identificada a existência de núcleos com várias funções: no núcleo gerencial, verificou-se que, após a prisão em flagrante, a coordenação operacional passou a ser exercida por outros integrantes, com o apoio de subordinados responsáveis pela logística e transporte dos entorpecentes. No núcleo técnico, foram identificados advogados que, de forma consciente e reiterada, atuavam como intermediários para o repasse de ordens criminosas entre o líder preso e os demais membros. Já o núcleo financeiro era responsável pela sustentação econômica da organização, ao movimentar e produzir recursos financeiros por meio dos negócios ilícitos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.