Política Nacional

Mais de 5 milhões correm risco de perder o título de eleitor

A legislação considera faltoso o eleitor que deixou de votar e não apresentou justificativa nem quitou a multa nos três últimos turnos eleitorais, sejam eles regulares ou suplementares.

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Mais de cinco milhões de brasileiros correm o risco de ter o título de eleitor cancelado caso não regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral até a próxima segunda-feira (19). O alerta é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem intensificado campanhas de orientação nas últimas semanas.

Desde o início da mobilização, em 7 de março, mais de 111 mil pessoas buscaram os serviços da Justiça Eleitoral para acertar pendências. A Corte reforça que o título de eleitor vai além do direito ao voto. “Não seja um eleitor faltoso. Evite o cancelamento do título: ele é sua identidade cidadã”, destacou o TSE em nota oficial.

Sem justificativa

A legislação considera faltoso o eleitor que deixou de votar e não apresentou justificativa nem quitou a multa nos três últimos turnos eleitorais, sejam eles regulares ou suplementares. Cada turno é considerado uma eleição distinta.

Além de impedir o voto, o título cancelado dificulta a vida civil do cidadão. Sem o documento regularizado, não é possível assumir cargos públicos, obter passaporte, fazer matrícula em universidades públicas ou participar de concursos e licitações.

Exceções e casos especiais

A regra não se aplica aos eleitores com voto facultativo — como analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos —, nem a pessoas com deficiência que enfrentem barreiras para o exercício do voto, desde que comprovadas. Casos de ausência justificada também são aceitos pela Justiça Eleitoral, desde que devidamente formalizados.

Caminhos para a regularização

O TSE orienta os cidadãos a consultarem a situação do título diretamente nos sites oficiais da Justiça Eleitoral — seja o portal do TSE ou o dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O serviço é gratuito.

Se houver pendências, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral pela internet ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível comparecer presencialmente ao cartório eleitoral mais próximo, munido de documento oficial com foto e outros comprovantes — como justificativas anteriores ou pagamentos de multa.

Ausência justificada

Eleitores que estavam fora do país no dia do pleito têm até 60 dias após cada turno para justificar a ausência, ou 30 dias após o retorno ao Brasil. A justificativa pode ser apresentada pelo e-Título, pelo site de autoatendimento ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), acompanhado de documentação comprobatória.

A não justificativa dentro do prazo obriga o eleitor a quitar multa para regularizar sua situação.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formado em Licenciatura em Geografia, é Pós-graduação em Educação Ambiental e Jornalismo. Atualmente estuda Administração. Com vasta experiência na área, já atuou na gestão privada e pública.