Brasil e China assinam acordo de swap cambial de até R$ 157 bilhões
Medida visa ampliar a liquidez do mercado financeiro em momentos de necessidade e terá validade de cinco anos

O Banco Central do Brasil (BC) e o Banco Popular da China (PBoC) assinam nesta terça-feira (13), em Pequim, um acordo de swap cambial com o objetivo de aumentar a liquidez do mercado financeiro em momentos estratégicos. O documento será firmado pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, e por Pan Gongsheng, chefe da autoridade monetária chinesa.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO acordo permitirá a troca de moedas entre os dois países, respeitando o limite de R$ 157 bilhões em operações em aberto, conforme determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). A vigência será de cinco anos.
Segundo o BC, o Banco Popular da China receberá reais, creditando o valor correspondente em dólares em uma conta especial de depósito aberta em seu nome no Brasil. Os recursos só poderão ser movimentados conforme as regras do acordo.
Equilíbrio nas transações
O BC informou que observará taxas de câmbio, juros e prêmios de risco dos mercados nacional e internacional para garantir o equilíbrio econômico-financeiro das operações. A estratégia visa evitar distorções e preservar a estabilidade monetária.
China já mantém acordos similares
O Banco Popular da China possui 40 acordos de swap semelhantes com outros países, incluindo Canadá, Chile, África do Sul, Japão, Reino Unido e o Banco Central Europeu. No Brasil, já existe iniciativa similar com o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, por meio do mecanismo FIMA Repo Facility, que permite o acesso a dólares mediante entrega de títulos públicos.
Agenda internacional
Gabriel Galípolo está na China acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da assinatura do acordo, o chefe do BC participará, na próxima quinta-feira (15), de um seminário sobre os Panda Bonds, os títulos públicos internacionais emitidos pela China.
Com informações de Agência Brasil
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726