FGV: Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a expansão foi de 3,1%, enquanto o acumulado em 12 meses aponta uma alta de 3,5%.

A economia brasileira registrou crescimento de 1,6% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com os últimos três meses de 2024, segundo dados do Monitor do PIB, divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com o mesmo período do ano passado, a expansão foi de 3,1%, enquanto o acumulado em 12 meses aponta uma alta de 3,5%.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO resultado trimestral, já dessazonalizado — ou seja, ajustado para eliminar variações típicas do período — mostra aceleração significativa em relação ao fim de 2024, quando o avanço havia sido de apenas 0,1%. A estimativa em valores monetários aponta o PIB em R$ 3,393 trilhões no primeiro trimestre.
Exportações crescem, mas indústria segue estagnada
O estudo aponta que as exportações avançaram 2,8% entre janeiro e março, impulsionadas principalmente pelo setor agropecuário, que continua sendo um dos pilares do desempenho econômico nacional.
Por outro lado, a indústria permaneceu estagnada, sem avanços expressivos no período. A pesquisadora da FGV responsável pela análise destacou que esse comportamento indica descompasso setorial, com serviços e agropecuária puxando o crescimento, enquanto o setor industrial ainda enfrenta dificuldades para reagir.
Consumo e investimento mostram desaceleração
O consumo das famílias teve crescimento de 2,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024, mas a tendência é de desaceleração. No trimestre anterior, esse indicador havia crescido 3,7%.
Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa os investimentos em bens de capital e construção, subiu 6,9% na mesma base de comparação. Apesar de positivo, o número também reflete perda de fôlego, já que no terceiro trimestre de 2024 o avanço havia sido de 10,8%.
Confirmação oficial sai no fim de maio
Os dados do Monitor do PIB da FGV funcionam como uma prévia dos números oficiais, que serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 30 de maio. Outro indicador, o IBC-Br do Banco Central, também divulgado nesta segunda (19), mostra expansão de 1,3% na comparação trimestral e de 4,2% no acumulado em 12 meses.
Com a aproximação da divulgação oficial, os números reforçam o cenário de crescimento moderado, com destaque para o agronegócio e os serviços, mas com alertas sobre a desaceleração dos investimentos e do consumo das famílias, dois pilares essenciais para o ritmo da atividade econômica ao longo do ano.
Com informações de Agência Brasil
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726