Geral

Conferência Sustentabilidade Brasil: em pauta, a transição energética

Foto: Pixabay

A Conferência Sustentabilidade Brasil, etapa da COP30, que acontece de 11 a 14 de junho na Praça do Papa, em Vitória, sediará um painel com o tema “Transição energética se faz com decisão”. O encontro reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir a urgência e as estratégias necessárias para impulsionar a mudança na matriz energética brasileira.

O painel contará com a presença de Jadson Belchior, professor titular e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é responsável pelo Laboratório de Pesquisa de Captura de CO2 do Departamento de Química. Sua experiência em tecnologias de mitigação de carbono vai ajudar a entender as inovações que podem acelerar a transição para fontes de energia mais limpas.

Ao lado dele, Cícero Antonio Teixeira Nobre, engenheiro eletricista com MBAs em diversas áreas, incluindo Gestão Empresarial e Data Science. Com vasta experiência em empresas como Shopping Vitória, Ducoco e Coca-Cola Andina, Cícero atua na liderança de projetos inovadores de eficiência energética, aplicando machine learning para otimizar desempenho e reduzir custos. Atualmente como gerente de Operações e Manutenção do Shopping Vitória, sua visão prática sobre a gestão de energia em grandes empreendimentos trará insights sobre a aplicação de decisões estratégicas.

Completando o time de debatedores, a Mestra Luiza Cavalcante, agricultora afroecológica, educadora popular e matrigestora do Sítio Ágatha. Sua atuação como presidenta da Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia, além de escritora, benzedeira e produtora cultural, trará uma perspectiva única sobre a conexão entre os saberes ancestrais, a agroecologia e a transição energética. Mestra Luiza, com sua trajetória como brincante popular e coordenadora do Festival Rompendo Cercas, enfatizará como a decisão pela sustentabilidade se manifesta no cotidiano e na valorização dos territórios.

O painel “Transição Energética se Faz com Decisão” promete ser um momento de reflexão e proposição de caminhos para um futuro energético mais sustentável, enfatizando a importância de decisões estratégicas em todos os níveis – da pesquisa científica à gestão empresarial e às práticas comunitárias.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726