Turismo

Descobrindo Viana: dez destinos para conhecer na cidade

O grande destaque do turismo vianense são as igrejas centenárias, marcas da fé e crenças muito presentes na cultura da população local

estação ferroviária de Viana
Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

O município de Viana, na região metropolitana da Grande Vitória, é o destino ideal para os turistas que procuram um lugar com aventura, calmaria e boa culinária, afinal há muito o que conhecer por lá.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Por isso, listamos os lugares da cidade que não podem ficar de fora do seu roteiro de passeio e viagem em família!

1. Turismo religioso

O grande destaque do turismo vianense são as igrejas centenárias, marcas da fé e crenças muito presentes na cultura da população local. As Igrejas Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, e a Nossa Senhora de Belém, em Jucu, preservam traços da influência jesuíta no município.

2. Galeria de Arte Casarão e a Estação Ferroviária

A Casa da Cultura, a Galeria de Arte Casarão e a Estação Ferroviária, localizadas em Viana Sede, são espaços culturais que guardam a história e promovem o encontro entre o passado e o presente de quem os visita. Os prédios históricos, como o Casarão, onde funciona a Galeria de Arte do município, preservam a história de Viana e do Estado. Nestes espaços, são realizadas exposições e manifestações artísticas com o objetivo de fomentar a cultura.

3. Cervejarias Else Beer e Piabier

A Cervejaria Else Beer foi a primeira cerveja artesanal capixaba a obter registro no Ministério da Agricultura. Localizada em Pedra Mulata, região rural de Viana/ES e a 35km da Grande Vitória, tem capacidade instalada para produzir 4.000 litros de cerveja. A cervejaria Else é a primeira empresa a produzir cervejas artesanais no Espírito Santo. Sua fábrica, que está localizada Viana, produz atualmente duas versões: Clássica e Jacarandá.

A cervejaria Piabier começou no ano de 2016 em uma parceria de amigos que amavam cerveja e agora é uma das marcas mais proeminentes no mercado no Estado. A Piabier carrega o nome do bairro em que está instalada a fábrica: Piapitangui, em Viana. Localizada aos pés das montanhas capixabas, a Piabier conta com água de excelente qualidade para a produção de cerveja e um clima bucólico de zona rural. O cartão de visita da cervejaria é a imagem do índio botocudo, nativo das terras vianense, o que ajuda a reforçar a identidade cultural da empresa e remete à ideia de resistência frente à grande indústria cervejeira.

4. Rampa do urubu

Com mais de 260 metros de altitude, a Rampa do Urubu é um local ideal para quem pratica voo livre. Além de oferecer características favoráveis para o esporte, o local dispõe de vista privilegiada, ar puro e natureza exuberante. O acesso é pela BR 262, no Km 15 e o local não é apenas para os praticantes de voo livre, mas também para os admiradores da natureza e da paisagem que pode ser vista lá do alto. O local também é bem frequentado por ciclistas que gostam de uma trilha mais pesada por conta das subidas que integram a localidade.

5. Sitio Dafamília

Localizado às margens do Rio Jucu, o sítio oferece uma bela área verde, com piscina e campo de futebol. O espaço ainda oferece uma área de churrasco e um cerimonial para a realização de eventos.

6. Sítio Loddi

Outro atrativo turístico de Viana é o Sítio Loddi. Situado em Jucuruaba, o espaço oferece piscina, área de churrasco e um espaço para reuniões e festas.

7. Sítio do Rui

Também localizado em Jucuruaba, o Sítio do Rui oferece uma ampla área verde e piscina para a diversão dos visitantes.

8. Rancho Mamoeiro

Localizado a cerca de 1,5 quilômetro da Estrada do Seringal, em Araçatiba, o rancho conta com área verde, campo de futebol, piscina, playground, churrasqueira, área coberta. Para abrigar eventos dos mais diversos tipos, o rancho disponibiliza fogões, freezers e mesas. Em breve os visitantes poderão contar também com um alojamento.

9. Cachoeira do Aloísio

Quem deseja curtir o verão em Viana, a Cachoeira do Aloísio, em Formate, é mais uma das opções de diversão em Viana. Além das águas refrescantes, o local conta com uma área para camping e uma lanchonete que oferece salgados, bebidas e nos finais de semana, almoço. Para desfrutar das belezas da cachoeira, é cobrada uma taxa. O visitante também tem a opção de levar o que vai consumir e pode fazer até mesmo um churrasco. A área de camping comporta até 100 pessoas, para utilizá-la é cobrada uma taxa de R$ 25 e não é necessário agendamento prévio.

10. Sítio Gava

Localizado em Piapitangui, área rural do município, o local faz parte do Circuito de Agronegócio, um dos cinco Circuitos de Viana. Quem ainda não conhece o sítio Gava precisa se programar e agendar, pois o local atende grupos com datas previamente marcadas. Entre seus maiores atrativos para o verão, estão as piscinas de águas cristalinas que brotam das pedras. O local tem espaço para camping, lanchonete para os visitantes e área de convivência.

Leia também: Quatro trilhas que vão te surpreender (muito) no Sul do Espírito Santo