Sustentabilidade e Meio Ambiente

Painel em conferência vai focar em saberes tradicionais e COP30

Evento na Capital capixaba reunirá especialistas e lideranças indígenas para discutir novos paradigmas de sustentabilidade e justiça climática

Sustentável
Foto: divulgação

O Espírito Santo se prepara para sediar um dos maiores encontros sobre o clima e meio ambiente do país. A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, marcada para os dias 11 a 14 de junho, na Praça do Papa, na Capital capixaba, contará com uma programação ampla de painéis, oficinas e debates. Um dos destaques será o painel “Regeneração climática: territórios, saberes e novos paradigmas para a COP30”, que abordará perspectivas dos povos originários, sociais e acadêmicas sobre os desafios e soluções para a crise climática global.

O painel reunirá nomes de referência na pesquisa e no trabalho ambiental. Confira os painelistas confirmados:

  • Sandro Silva – Doutor em Antropologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atua na Licenciatura Intercultural Indígena e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É membro do Neab-Ufes e do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Também integra a Rede Nova Cartografia Social, com pesquisas voltadas a patrimônio cultural, direitos humanos e comunidades tradicionais.
  • Aline Ngrenhtabare Kayapó – Pertencente ao povo indígena Mebengokré e descendente do povo Aymara (Peru), é escritora, ilustradora, ceramista, artista plástica, batedora de açaí, mãe do Yupanki Bepriabati e ativista nos movimentos indígena nacional e de mulheres indígenas. Desenvolve uma atuação multifacetada que articula arte, pesquisa e ancestralidade na luta por direitos e reconhecimento.
  • Arlete Schubert – Indígena Tupinikim, é historiadora, doutora em Educação pela Ufes e professora do Programa de Pós-Graduação da FUV. Atua há décadas nas lutas territoriais do povo Tupinikim no Espírito Santo. É autora de obras sobre protagonismo indígena feminino e coordena grupo de pesquisa sobre resistência e ancestralidade das mulheres indígenas. Também foi assessora da Comissão de Caciques Tupinikim e Guarani e cofundadora do Movimento Plurinacional Wayrakuna.

O painel promete ser um espaço importante para promover a regeneração climática baseada em saberes tradicionais, justiça socioambiental e valorização de territórios originários. A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 é organizada pelo Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), com apoio de instituições de ensino e pesquisa, e vai reunir pesquisadores, ativistas, estudantes, gestores públicos e representantes de comunidades tradicionais para pensar caminhos sustentáveis para o futuro do país.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726