Cidades

Nome de bispo de Cachoeiro é usado em golpes online; entenda

Fernando, segundo a nota, apesar da semelhança nos nomes e apelidos, não possui qualquer vínculo com o bispo.

Bispo de Cachoeiro
Foto: Divulgação

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim divulgou uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (18) para desmentir informações que associam o nome e a imagem do bispo diocesano a campanhas religiosas divulgadas por um indivíduo nas redes sociais.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Segundo a Diocese, o autor das publicações se apresenta como “Fernando Lisboa” e não possui qualquer vínculo com Dom Luiz Fernando Lisboa. A coincidência de nomes e apelidos teria gerado confusão entre fiéis e seguidores de conteúdos religiosos.

Entenda como o golpe funciona:

Um indivíduo se identifica nas redes sociais e em plataformas de mensagens como “Padre Fernando Lisboa” e divulga uma suposta “Oração Sagrada de Santo Antônio”. Ele utiliza esse nome e uma imagem semelhante à do bispo Dom Luiz Fernando Lisboa. Isso induz ao erro e a falsa impressão de vínculo com a Igreja Católica.

Na mensagem, ele promete milagres, paz e saúde por meio de uma oração que, segundo ele, teria ficado escondida por mais de 800 anos. A oração seria acessada por meio de um link enviado após o pagamento de R$ 99,90, por Pix. Há também a promessa de reembolso com “garantia de 180 dias” — recurso comum em golpes para passar credibilidade e reduzir a desconfiança da vítima.

Confira abaixo a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O Vicariato Episcopal para a Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim vem a público esclarecer que Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano, não possui qualquer vínculo familiar ou pessoal com o indivíduo identificado nas redes sociais como Fernando Lisboa.

Em razão da semelhança nos nomes e apelidos, compreendemos que possam ocorrer associações equivocadas. No entanto, é importante frisar que Dom Luiz Fernando jamais autorizou o uso de seu nome, imagem ou qualquer referência pessoal em publicações ou campanhas nas redes sociais promovidas por tal indivíduo, tampouco tinha conhecimento prévio de tais ações.

Ressaltamos também que a Igreja Católica Apostólica Romana não comercializa orações, promessas ou graças, e condena toda e qualquer forma de exploração da fé.

Reafirmamos o compromisso da Diocese com a transparência, a responsabilidade pastoral e o respeito à dignidade cristã, pedindo que os fiéis estejam atentos e não compartilhem conteúdos que usem indevidamente o nome de Dom Luiz Fernando.

Vicariato Episcopal para a Comunicação

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.