Tarifaço dos EUA: Lula cobra diálogo e responsabiliza Eduardo Bolsonaro
Enquanto o Brasil busca negociar alternativas para evitar o impacto do tarifaço, a tensão política segue acentuada.

A quatro dias da entrada em vigor da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pedir diálogo ao governo norte-americano nesta segunda-feira (28). Em declaração, Lula ressaltou a importância de resolver as divergências por meio do diálogo, criticando a decisão unilateral dos EUA.
“Espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil. Se há divergências, sentemos à mesa para tentar resolver, e não com uma decisão abrupta e individual de taxar o Brasil em 50%”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo brasileiro voltou a responsabilizar Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelas tensões comerciais. Eduardo está nos Estados Unidos e admitiu ter participado das negociações que culminaram nas sanções contra o Brasil.
Leia Também: Lei define fibromialgia como deficiência em todo país a partir de 2026
“Isso é coisa do filho e do pai [Bolsonaro], que faziam campanha abraçados na bandeira nacional, com o lema ‘Brasil acima de tudo’. Agora agem com desfaçatez: ‘Brasil acima de tudo, mas primeiro os EUA’. É uma falta de patriotismo”, criticou Lula.
Enquanto o Brasil busca negociar alternativas para evitar o impacto do tarifaço, a tensão política segue acentuada. Em carta enviada a Lula, o presidente Donald Trump criticou investigações e processos contra Bolsonaro, além da atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro condicionou um possível recuo do governo americano à aprovação de uma anistia “geral e irrestrita” para seu pai e ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A proposta, entretanto, enfrenta resistência e desgaste no Congresso Nacional.
Durante inauguração de uma usina termoelétrica no Rio de Janeiro, Lula declarou: “O pai dele não merece o sacrifício do povo brasileiro. Ele não será julgado pelo governo, mas pela Justiça.”
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726