Cidades

Hifa promove campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Cachoeiro

A campanha busca ampliar o número de voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação

No dia 25 de setembro, das 7h às 12h, o Lions Clube Cachoeiro LC11 do BNH de baixo, em Cachoeiro de Itapemirim, será sede da campanha “Ação do Bem”, voltada para o cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

A iniciativa é promovida pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), o Lions International Cachoeiro de Itapemirim, e conta também com o apoio da Liga de Cirurgia Sul Capixaba, formada por estudantes da Multivix.

Leia também: Setor de saúde lidera crescimento na criação de empregos formais no ES

A campanha busca ampliar o número de voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Este cadastro é essencial para encontrar possíveis compatibilidades para pacientes que aguardam transplante, muitas vezes como única alternativa de tratamento para doenças graves. Entre elas estão leucemias, linfomas e aplasia de medula.

A compatibilidade entre pessoas sem parentesco é extremamente baixa — cerca de 1 para cada 100 mil —, o que torna o aumento do número de doadores cadastrados um passo fundamental para salvar vidas. Cada novo registro representa mais uma possibilidade de esperança para quem está na fila de espera.

Segundo o Hifa, a mobilização para ações como essa reforça o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Como Participar

Para participar desta ação do bem, é preciso, realizar um pré-cadastro no site do Hifa https://hifa.org.br/ e comparecer para coleta de amostra no dia 25/09, no Club Lions.

No local, o voluntário preencherá um formulário com mais informações pessoais e realizará a doação de uma pequena amostra de sangue. Os dados coletados serão inseridos no Redome, onde ficam à disposição para consultas em casos de compatibilidade. Caso haja correspondência com algum paciente, o doador será contatado para prosseguir com exames e, se possível, realizar a doação da medula.

Os atendimentos no dia da ação devem acontecer por ordem de chegada.

Requisitos para doação:

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
  • Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso;
  • Para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).

Para mais informações sobre algumas doenças impeditivas acesse: AQUI

Faça seu cadastro: CLICANDO AQUI

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.