Cidades

100km de caminhada: Peregrinos concluem 7ª edição dos “Caminhos do Amparo”

A caminhada “Caminhos do Amparo” faz parte dos eventos do Jubileu da Esperança, também conhecido como Ano Santo de 2025

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Divulgação

Terminou no último fim de semana, a segunda e última etapa da sétima edição da peregrinação “Caminhos do Amparo”. No sábado, 16, a caminhada começou no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, saindo da Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha) até a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Usina Paineiras, em Itapemirim – trecho de aproximadamente 36 quilômetros.

No domingo, 17, último dia, a chegada à Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, na Vila de Itapemirim, em Itapemirim, após 18,73 quilômetros percorridos em cerca de 3h30, marcou o encerramento da peregrinação devocional.

Leia também: ‘MP nas Comunidades’: iniciativa do MPES chega a Cachoeiro de Itapemirim

Os mais e 100 quilômetros de percurso do “Caminhos do Amparo” começou no sábado, 26 de julho, na Fazenda do Centro, em Castelo, os caminhantes seguiram 34,35 quilômetros por aproximadamente 6h30 em direção à Comunidade São Miguel (distrito de Itaoca Pedra, Cachoeiro). No domingo, 27, a peregrinação seguiu até a Igreja Nosso Senhor dos Passos, em um trecho de aproximadamente 24,25 quilômetros e 5h40 de duração.

A caminhada “Caminhos do Amparo” faz parte dos eventos do Jubileu da Esperança, também conhecido como Ano Santo de 2025 – um período de graça extraordinária promovido pela Igreja Católica, dedicado à renovação espiritual, à reconciliação e à vivência profunda da misericórdia divina. A organização é da própria paróquia Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim), e contou com apoio de diversos voluntários por onde os caminhantes passaram, por meio de suporte técnico, transporte de bagagens, instalação de pontos de hidratação, distribuição de lanches e sinalização do caminho.

“O objetivo do caminho é reproduzir a experiência dos emigrantes que partiram do Monte Castelo levando a Imagem de Nossa Senhora do Amparo, em 1764, e se instalaram em Itapemirim, onde, em 1769, criou-se a Paróquia com a mesma padroeira”, destaca o padre José Carlos Ferreira da Silva, atual pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos e idealizador do projeto.

Nossa Senhora do Amparo no ES

A origem da devoção a Nossa Senhora do Amparo reporta ao ano de 1625, quando uma Igreja dedicada a ela foi fundada pelos missionários jesuítas, nos Montes Castelos – atualmente região do Caxixe, próxima à Fazenda do Centro, no município de Castelo. Em 12 de novembro de 1710, foi elevada à Igreja Matriz da Paróquia dos Montes do Castelo, sob a nomeação de Nossa Senhora do Amparo.

Em 1765, devido à insegurança por ataques indígenas e devido à fome na região, os habitantes migraram a Igreja para o Sítio Itapemirim, levando as Imagens de Nossa Senhora do Amparo, a Pia Batismal, o sino e outros paramentos, edificando ali o primeiro templo. Um segundo templo foi erguido no centro de Itapemirim, do qual ainda existem ruínas.

A Paróquia Nossa Senhora do Amparo foi criada por ato diocesano de Dom Antônio Malheiros Reimão, 6.º Bispo do Rio de Janeiro, em março de 1769. E a atual e belíssima Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, terceiro templo dessa Paróquia, foi inaugurada em 15 de setembro de 1855.

No dia 29 de junho de 2008, durante a tradicional Festa de São Pedro, grande foi a demonstração de fé e devoção do povo por Nossa Senhora do Amparo, que foi declarada pelo então bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart, co-padroeira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. No mesmo ano, iniciou-se uma grande peregrinação com a imagem percorrendo todas as paróquias do sul do Espírito Santo. A manifestação religiosa estendeu-se até o ano de 2009.

Dez anos depois, em 2019, celebrando 250 anos da criação da Paróquia, a imagem de Nossa Senhora do Amparo novamente peregrinou, desta vez, nas comunidades dessa Paróquia, dando início, assim, a primeira edição do Caminho do Amparo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.