
A Ilha do Gambá, localizada em Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, está passando por obras de urbanização e infraestrutura, com o objetivo de incentivar ainda mais o turismo local. O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, esteve no local nesta semana para acompanhar o andamento das intervenções.
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Prefeitura de Piúma, firmou um convênio para a urbanização da Ilha do Gambá, com investimentos que ultrapassam R$ 1 milhão. Com as melhorias, a expectativa é que a Ilha do Gambá se consolide ainda mais como um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, atraindo visitantes de todo o Brasil.
Leia também: O Espírito Santo esconde refúgios incríveis para curtir o fim do inverno
As obras já estão em andamento e fazem parte de um projeto voltado ao ecoturismo, que prevê a instalação de passarelas, decks de madeira, novos mirantes e outros equipamentos turísticos que valorizam a paisagem natural sem causar impactos ao meio ambiente.
“O que já era bom vai ficar ainda melhor. O Governo do Estado, por meio da Setur, e a Prefeitura de Piúma, firmaram um convênio para urbanizar toda a Ilha do Gambá. Serão mais de R$ 1 milhão em investimentos. As obras já estão a todo vapor. O projeto é focado no ecoturismo, com passarelas, decks de madeira e mirante com aquele visual de tirar o fôlego. Isso vai trazer mais qualidade de vida aos piumenses e a todos os turistas que virão conhecer esse verdadeiro paraíso. Estamos trabalhando muito para fortalecer ainda mais o turismo capixaba”, destacou o secretário Victor Coelho.
Ilha do Gambá
O nome da ilha remete ao passado, quando o local abrigava uma grande quantidade de gambás, entre outras espécies que vivem na região.
Conhecida como a “Cidade das Conchas”, Piúma é um destino turístico encantador, famoso por suas belezas naturais e pela forte conexão com o meio ambiente. A Ilha do Gambá, em especial, tem se destacado como um refúgio ideal para famílias e grupos de amigos em busca de atividades ao ar livre.
Com trilhas, manguezais e piscinas naturais, a ilha abriga diversas espécies nativas, oferecendo uma rica fauna e flora que fascinam os visitantes. Entre as principais atrações está a possibilidade de realizar caminhadas em meio à Mata Atlântica, em um cenário paradisíaco que torna a experiência ainda mais especial.
Recentemente, foi inaugurado um mirante com vista panorâmica, de onde é possível observar a silhueta do Monte Aghá e as ilhas ao redor, um ponto perfeito para contemplar o pôr do sol.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui