Segurança

Vitória completa mais de 30 dias sem homicídios pela segunda vez no ano

O secretário de Segurança Pública ressaltou outro dado expressivo: Vitória está há mais de um ano sem registrar feminicídios.

Rafaela Thompson Rafaela Thompson

Foto: Governo do Estado

A cidade de Vitória alcançou, nesta terça-feira (14), o marco de 37 dias consecutivos sem registrar homicídios dolosos. Esta é a segunda vez em 2025 que a Capital capixaba supera um mês sem assassinatos, um feito inédito desde o início da série histórica em 1996. No primeiro semestre, entre março e maio, o município já havia registrado um período ainda maior, de 72 dias sem mortes violentas.

O avanço na segurança não se limita à Capital. Segundo dados do programa Estado Presente em Defesa da Vida, outros 55 municípios capixabas também ultrapassaram 30 dias sem homicídios. Entre os destaques estão Dores do Rio Preto, Iconha, Alfredo Chaves, Laranja da Terra, Jerônimo Monteiro, Vila Pavão, Domingos Martins, Rio Novo do Sul e Castelo, todos com mais de 500 dias sem registros de assassinatos.

Coordenador do programa e vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço destacou que o resultado é reflexo direto do investimento contínuo em segurança pública e da integração das forças policiais. “Essas marcas vêm se tornando mais frequentes, não apenas em Vitória, mas também em cidades populosas como Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim. Seguimos firmes no propósito de reduzir a criminalidade em todo o Espírito Santo. No próximo mês, formaremos mais mil novos policiais militares para reforçar o efetivo e continuar valorizando nossas forças de segurança”, afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou outro dado expressivo: Vitória está há mais de um ano sem registrar feminicídios. Para ele, o resultado demonstra a eficácia das ações integradas do Estado. “Nosso trabalho é constante e estratégico, especialmente na Capital, onde há maior concentração de organizações criminosas. Mantemos o enfrentamento firme ao tráfico de drogas e, ao mesmo tempo, reforçamos o combate à violência contra a mulher. Já são 493 dias sem feminicídios em Vitória, o que representa vidas preservadas e uma conquista coletiva das forças de segurança”, destacou.

Com resultados que se repetem em diferentes regiões, o Espírito Santo consolida uma das maiores reduções de violência letal da história recente, reafirmando a importância de políticas públicas integradas e de longo prazo na construção de cidades mais seguras.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Rafaela Thompson
Rafaela Thompson

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.