Cidades

Alegre: programa Gênesis Caparaó impulsiona o desenvolvimento regional

Com 205 projetos submetidos, a iniciativa encerrou sua primeira edição com resultados muito acima das expectativas.

Foto: Divulgação | PMA

Com 205 projetos submetidos, o Programa Gênesis Caparaó encerrou sua primeira edição com resultados muito acima das expectativas. A meta inicial era alcançar 60 inscrições, mas o número foi mais que triplicado, evidenciando o potencial empreendedor e inovador do Caparaó.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

“Quando criamos a Secretaria Municipal Executiva de Desenvolvimento econômico e inovação, tivemos a convicção de que estávamos dando um passo importante e pioneiro. Alegre se tornou o primeiro município do Espírito Santo, com cerca de 30 mil habitantes, a contar com uma estrutura pública voltada exclusivamente para fomentar políticas de crescimento econômico baseadas na inovação”, explica o prefeito de Alegre, Nemrod Emerick (Progressistas).

Leia também: Alegre: treinamento fortalece política de proteção às crianças em vulnerabilidade

Dos projetos inscritos, 60 serão selecionados para a fase de capacitação e prospecção de negócios, voltada à transformação de ideias em empreendimentos sustentáveis. Ao final dessa etapa, 20 iniciativas mais estruturadas receberão aporte financeiro de R$ 30 mil cada, totalizando R$ 600 mil em investimentos diretos e contribuindo para a criação de novas empresas e geração de empregos no território capixaba.

Gênesis Caparaó

O Gênesis Caparaó é uma iniciativa de desenvolvimento regional liderada pelo município de Alegre, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e apoio da Prefeitura Municipal de Alegre, principal parceira institucional do projeto. O programa busca estimular o empreendedorismo inovador, fortalecer o ecossistema local e promover transformação econômica baseada na sustentabilidade.

De acordo com a coordenação do programa, o desempenho acima do esperado confirma o engajamento dos empreendedores locais e o trabalho colaborativo das instituições envolvidas.

“Um marco para o empreendedorismo no Caparaó! O Programa Gênesis encerrou sua
fase de inscrições com um resultado impressionante: mais de 200 projetos enviados e
quase outros 200 em edição. Essa mobilização é a prova viva do protagonismo do nosso
ecossistema de inovação”, afirma o professor Cleziel Franzoni da Costa.

O chefe do Poder Executivo municipal ainda destaca que o Gênesis Caparaó representa um caminho sólido para a nova economia capixaba. Segundo ele, através do capital intelectual e da força das ideias locais, surgirão soluções inovadoras que vão gerar emprego, renda e novas oportunidades para a nossa população.

“Alegre está construindo um futuro com bases firmes na educação, tecnologia e no
empreendedorismo, e o Gênesis é a prova de que estamos no rumo certo”, aponta Nemrod.

Com informações da assessoria de imprensa.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.

Assuntos:

Cidades