Saúde e Bem-estar

Rapha - novo equipamento evita amputações e chega ao SUS

Veja como Rapha acelera cicatrização e evita amputações.

A foto mostra Rapha - contra amputações
Foto: Redes Sociais

Conforme divulgação científica, um dispositivo criado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) promete mudar a forma como o sistema público de saúde trata feridas crônicas. Chamado Rapha, o equipamento combina látex natural e luz LED para acelerar, assim, a cicatrização e evitar amputações, especialmente em pacientes com pé diabético.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A ideia nasceu da experiência pessoal da professora Suélia Rodrigues, que viu o pai sofrer com feridas que não cicatrizavam. Movida pela dor, ela decidiu transformar o problema em solução. “Percebi que era possível unir ciência e empatia para aliviar o sofrimento de outras pessoas”, afirma a pesquisadora, membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Foto: Redes Sociais

Como o Rapha funciona

O dispositivo une duas tecnologias que trabalham, dessa forma, juntas:

  • Curativo de látex natural: estimula a formação de novos vasos sanguíneos;
  • Luz LED terapêutica: ativa as células da pele e acelera o fechamento da ferida.

O uso é simples e seguro. De acordo com o protocolo, após higienizar a região, o profissional aplica o curativo e posiciona o emissor de luz por 30 minutos. Depois, o curativo permanece por 24 horas, repetindo-se o processo diariamente conforme orientação médica.

Leia também – Diabetes tipo 5 é reconhecida: saiba os diferentes tipos da doença

Parceria com o SUS e produção nacional

O Rapha já recebeu o selo de segurança do Inmetro e aguarda o registro da Anvisa. Assim que aprovado, o equipamento será produzido pela Life Care Medical, em São Paulo, com apoio do Ministério da Saúde, CNPq, Capes, FAPDF, Finatec e de emendas parlamentares.

Com a futura inclusão no SUS, o dispositivo reforça o papel da pesquisa brasileira na criação de soluções acessíveis e eficazes para salvar vidas.

Com infiormações do portal Metrópoles.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Formada em Letras e Direito, com especialização em Linguística, Literatura e Publicidade & Propaganda. Possui experiência em Gestão Pública e Pedagógica. Atua na editoria de Saúde e Bem-Estar do AQUINOTICIAS.COM, na plataforma Viva Vida.