Segurança

Polícia identifica furto de energia em restaurante em Guarapari

O proprietário, de 50 anos, foi autuado em flagrante por furto de energia e liberado mediante fiança.

Foto: Divulgação | Sesp

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em parceria com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP, identificou um furto de energia elétrica em um restaurante localizado na Praia do Morro, em Guarapari, na última terça-feira (21). O proprietário do estabelecimento, de 50 anos, foi autuado em flagrante e liberado após o pagamento de fiança.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Durante a inspeção, as equipes constataram que o restaurante estava conectado diretamente à rede elétrica da EDP, sem medidor de consumo e sem faturamento regular. A ligação irregular, do tipo bifásica, foi desfeita imediatamente pelos técnicos, e o fornecimento de energia permaneceu suspenso em razão de débitos pendentes.

Leia também: Cachoeiro: EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em pizzaria e em mansão

Segundo a EDP, a instalação elétrica do local foi ativada em 2006 e funcionou até fevereiro deste ano, quando o medidor foi retirado e o contrato encerrado. A concessionária já havia identificado irregularidades no mesmo endereço, com autuação administrativa registrada em outubro de 2010.

As falhas foram registradas em um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). Conforme a distribuidora, além da responsabilização criminal, o proprietário deverá arcar com o ressarcimento da energia não faturada e com os custos operacionais e administrativos, conforme prevê a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O homem foi encaminhado à 5ª Delegacia Regional de Guarapari, onde foi formalmente autuado por furto de energia elétrica e liberado para responder ao processo em liberdade após o pagamento da fiança estipulada.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.