Sul do Espírito Santo une forças para transformar o turismo no Caparaó
De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o volume das atividades turísticas no Estado cresceu 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado

Como fazer turismo no Caparaó? Do complexo de belas cachoeiras à rica gastronomia regional, o Parque Nacional do Caparaó vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo. Para impulsionar esse potencial, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) esteve presente no II Simpósio Empresarial e Turístico da Região do Caparaó, realizado na segunda (20) e terça-feira (21), em Divino de São Lourenço.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o volume das atividades turísticas no ES cresceu 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. É o quarto trimestre consecutivo de alta, acompanhando o avanço do turismo nacional (7,7%) e do Sudeste (5,5%). Inclusive, o resultado confirma a recuperação do setor e reforça a importância do Caparaó como vetor de desenvolvimento econômico e social.
Leia também: Ruínas da Igreja Velha guardam segredos da história de São Mateus
Promovido pela Agência de Desenvolvimento do Caparaó, o simpósio reúne gestores públicos, empreendedores e investidores para discutir planejamento, inovação e sustentabilidade no turismo regional. Aliás, o evento também fortalece a integração entre as comunidades locais, estimulando novas oportunidades de negócios e parcerias.
Turismo no Caparaó
Durante o painel “Caminho do Crédito: Sua Empresa Preparada para Crescer”, o gerente de Negócios do Bandes, Mário Augusto Jantorno, apresentou as linhas de crédito disponíveis para o setor. Entre elas, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece condições especiais para empreendedores interessados em ampliar, modernizar ou estruturar seus empreendimentos turísticos.
“O Caparaó tem belezas naturais e um potencial enorme para crescer de forma sustentável. O Bandes atua como parceiro estratégico, oferecendo crédito e orientação técnica para transformar esse potencial em resultados concretos”, afirma Jantorno.
Além disso, o simpósio contou com a presença de nomes de destaque no setor, como o presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures) e proprietário do China Park Hotel, Valdeir Nunes; o prefeito de Gramado, Nestor Tissoti; o prefeito de Serra Negra (SP), Elmir Kalil; a secretária executiva do Convention dos Vales e Cafés, Hellen Lima; e a consultora de Turismo de Base Comunitária e uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela revista Forbes, Luciana Balbino.
Portanto, o evento reforçou o compromisso coletivo de transformar o Caparaó em referência nacional de turismo sustentável. Inclusive, com foco no fortalecimento das economias locais e na valorização das riquezas naturais e culturais do Sul do Espírito Santo.
Com informações do Bandes.