Sul do Espírito Santo une forças para transformar o turismo no Caparaó
De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o volume das atividades turísticas no Estado cresceu 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado

Como fazer turismo no Caparaó? Do complexo de belas cachoeiras à rica gastronomia regional, o Parque Nacional do Caparaó vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo. Para impulsionar esse potencial, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) esteve presente no II Simpósio Empresarial e Turístico da Região do Caparaó, realizado na segunda (20) e terça-feira (21), em Divino de São Lourenço.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o volume das atividades turísticas no ES cresceu 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. É o quarto trimestre consecutivo de alta, acompanhando o avanço do turismo nacional (7,7%) e do Sudeste (5,5%). Inclusive, o resultado confirma a recuperação do setor e reforça a importância do Caparaó como vetor de desenvolvimento econômico e social.
Leia também: Ruínas da Igreja Velha guardam segredos da história de São Mateus
Promovido pela Agência de Desenvolvimento do Caparaó, o simpósio reúne gestores públicos, empreendedores e investidores para discutir planejamento, inovação e sustentabilidade no turismo regional. Aliás, o evento também fortalece a integração entre as comunidades locais, estimulando novas oportunidades de negócios e parcerias.
Turismo no Caparaó
Durante o painel “Caminho do Crédito: Sua Empresa Preparada para Crescer”, o gerente de Negócios do Bandes, Mário Augusto Jantorno, apresentou as linhas de crédito disponíveis para o setor. Entre elas, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece condições especiais para empreendedores interessados em ampliar, modernizar ou estruturar seus empreendimentos turísticos.
“O Caparaó tem belezas naturais e um potencial enorme para crescer de forma sustentável. O Bandes atua como parceiro estratégico, oferecendo crédito e orientação técnica para transformar esse potencial em resultados concretos”, afirma Jantorno.
Além disso, o simpósio contou com a presença de nomes de destaque no setor, como o presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures) e proprietário do China Park Hotel, Valdeir Nunes; o prefeito de Gramado, Nestor Tissoti; o prefeito de Serra Negra (SP), Elmir Kalil; a secretária executiva do Convention dos Vales e Cafés, Hellen Lima; e a consultora de Turismo de Base Comunitária e uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela revista Forbes, Luciana Balbino.
Portanto, o evento reforçou o compromisso coletivo de transformar o Caparaó em referência nacional de turismo sustentável. Inclusive, com foco no fortalecimento das economias locais e na valorização das riquezas naturais e culturais do Sul do Espírito Santo.
Com informações do Bandes.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726