Nacional

PF ameaça suspender emissão de passaportes por falta de verba

No documento, o órgão ainda pede aporte de R$ 97,5 milhões no orçamento.  

Foto: Divulgação/PF

A emissão de passaporte pode ser suspensa pela Polícia Federal (PF) a partir do dia 3 de novembro. A suspensão, segundo o órgão, se dará por falta de repasse de recursos orçamentários.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com informações da CNN Brasil, um ofício foi enviado pela PF ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério do Planejamento e Orçamento relatando sobre a possibilidade de paralisação do serviço.

Leia também: Agendamento de emissão de passaporte pela internet está indisponível

No documento, o órgão ainda pede aporte de R$ 97,5 milhões no orçamento.  

Caso a ameaça se conforme, essa não será a primeira vez que a PF fará uma paralisação. No ano de 2022, os agentes suspenderam as emissões de passaporte por falta de verba destinada ao controle migratório e à confecção dos documentos de viagem.

Segundo o MJSP, o órgão está atuando “de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade das emissões de passaportes pela Polícia Federal”. Por meio de nota, ainda afirmou que mantém diálogo com o governo para viabilizar os recursos.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.