Espírito Santo

Espírito Santo tem 16 mil alunos na 2ª fase da OBMEP 2025

Ao todo, 16.387 estudantes foram classificados para esta etapa.

OBMEP 2025 estudantes capixabas
Foto: Freepik

Mais de 16 mil estudantes do Espírito Santo participarão, neste sábado (25), da segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025). As provas serão aplicadas em mais de 100 centros de aplicação espalhados pelos 78 municípios capixabas. A ação reunirá alunos de diferentes redes de ensino em um mesmo desafio: testar seus conhecimentos e celebrar o aprendizado da Matemática.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Ao todo, 16.387 estudantes foram classificados para esta etapa. Desses, 7.934 são da rede estadual, 6.897 das redes municipais, 434 da rede federal e 1.122 da rede privada. Em todo o país, cerca de 900 mil alunos farão a prova. A relação completa dos classificados e os locais de aplicação estão disponíveis no site oficial da OBMEP.

Leia também: Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que a Olimpíada vai além da competição. Para ele, o evento é uma forma de inspirar e reconhecer o esforço de milhares de jovens capixabas.

“Por trás dos números, existem histórias de superação e comprometimento. Professores de todo o Estado se dedicam à preparação dos alunos, revisando conteúdos e aplicando simulados para garantir que cheguem confiantes à prova”, destacou.

De acordo com o secretário, o fortalecimento do ensino da Matemática tem avançado no Espírito Santo por meio do Programa de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), integrante do Programa Matemática na Rede. A ação é desenvolvida pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Coordenação Regional da OBMEP/ES.

PicMat

O PicMat oferece, desde junho, aulas de aprofundamento e atividades científicas para mais de dois mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As aulas são ministradas por professores orientadores, de forma presencial e virtual, com encontros regulares aos sábados. O objetivo é identificar talentos, incentivar a participação em olimpíadas científicas e aprimorar o aprendizado matemático.

“Além de preparar os jovens para desafios como a OBMEP, o programa abre caminhos para novas conquistas. Os estudantes premiados poderão participar de programas de iniciação científica e receber medalhas de ouro, prata e bronze. O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro”, completou Vitor de Angelo.

OBMEP

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é reconhecida como a maior competição científica do país. Nesta edição, alcançou 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 57 mil escolas inscritas. A primeira fase, realizada em junho, contou com a participação de 18 milhões de estudantes.

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.