Segurança

Bombeiros resgatam filhote preso em tubulação em cidade do ES

O cano, com mais de quatro metros de comprimento, impedia que o animal saísse sozinho.

Foto: Divulgação / Sesp

Na tarde desta segunda-feira (27), a equipe da 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou o resgate de uma filhote de aproximadamente 20 dias, que havia caído dentro de uma tubulação de drenagem no bairro Bicanga, em Serra. O cano, com mais de quatro metros de comprimento, impedia que o animal saísse sozinho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com a sargento Maurielle, que chefiou a ocorrência, os bombeiros foram acionados por volta das 17h40, após tentativas frustradas dos moradores de retirar o filhote. Ao chegarem, os militares constataram que a tubulação passava sob um piso de concreto, o que exigiu uma operação delicada. “Com autorização do dono do imóvel, abrimos o solo com cuidado, quebrando o cano aos poucos para evitar ferimentos no animal. Com a ajuda de lanternas, conseguimos avistar a cadelinha a cerca de quatro metros de profundidade”, explicou a sargento.

Leia também: Cachoeiro realiza evento com adoção, vacinação e conscientização pet

A segunda etapa do resgate envolveu várias tentativas de retirar o filhote. Os bombeiros tentaram empurrá-lo utilizando uma mangueira e, depois, um filete de água, mas sem sucesso. Eles também abriram outras saídas do sistema de drenagem, que acabaram não dando acesso ao ponto onde a cadelinha estava presa. Durante toda a ação, a mãe do filhote, chamada Tetéia, acompanhou de perto, cavando a terra e tentando ajudar a equipe.

Como último recurso, os militares utilizaram uma haste de captura para puxar o animal cuidadosamente pelo pescoço. A operação foi dificultada pela baixa iluminação, já que o resgate se estendeu até a noite. Após cerca de duas horas de trabalho, os bombeiros conseguiram retirar o filhote, que estava ileso.

A pequena foi entregue ao proprietário do imóvel e recebeu um nome especial em homenagem à equipe que a salvou: Bombeirinha. Tetéia, a mãe, celebrou o reencontro com lambidas e muita alegria ao lado dos militares.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.