Cidades

Cachoeiro moderniza iluminação pública com LED e reduz consumo em 60%

Até o momento, 10.421 dos 19.013 pontos de iluminação pública do município receberam a nova tecnologia

Foto: Divulgação/PMCI

As noites em Cachoeiro de Itapemirim estão mais claras, seguras e sustentáveis. O município avança na execução do projeto de modernização da iluminação pública, realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que substitui antigas lâmpadas de vapor de sódio e metálicas por modernas luminárias de LED. Mais de 10 mil pontos de luz já foram modernizados, refletindo em redução no consumo de energia e melhor sensação de segurança para os moradores.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Até o momento, 10.421 dos 19.013 pontos de iluminação pública já receberam a nova tecnologia que corresponde a 54,81% do total, abrangendo tanto a sede quanto os distritos do município.

Leia também: Jerônimo Monteiro: EDP inicia projeto de modernização da iluminação pública

Em Pacotuba, a instalação de 291 luminárias de LED reduziu a carga instalada de 43 kW para 16,56 kW, representando economia de 61,5% no consumo. Já no bairro Boa Vista, o resultado foi ainda maior: a modernização de 236 pontos diminuiu a carga de 35,1 kW para 11,16 kW, uma redução de 68,2%.

O diretor-presidente da Agersa, Vilson Carlos Gomes Coelho, considera a iniciativa um marco em eficiência energética. Segundo ele, o projeto une avanço tecnológico, economia e sustentabilidade.

“A tecnologia LED representa um salto de qualidade. Além de proporcionar melhor visibilidade noturna, reduz o consumo e gera economia direta para os cofres públicos. Essa eficiência permite realocar recursos para outras áreas essenciais e ainda contribui para a redução do impacto ambiental”, destaca Vilson.

Mais eficiência, segurança e economia

As lâmpadas de LED têm vida útil até cinco vezes maior que as convencionais, o que reduz custos de manutenção e praticamente elimina pontos de luz apagados, garantindo iluminação constante nas vias públicas.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico de Assis Ferraço, ressalta que o investimento vai além da economia financeira.

“Estamos investindo em tecnologia, mas também em segurança e qualidade de vida. Uma cidade bem iluminada é uma cidade mais segura. A nova iluminação desestimula ações criminosas, reduz acidentes e valoriza os espaços públicos, incentivando as pessoas a usufruírem das ruas e praças à noite. É um investimento que se paga e transforma o dia a dia dos cachoeirenses”, afirmou.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.