De crise à recuperação: como Anchieta mudou sua economia na última década

Jogo Aberto

Mergulhe nos bastidores da política capixaba com o Jogo Aberto, o podcast semanal que te coloca no centro da informação.

em 05 de nov de 2025, às 16h31

De crise à recuperação: como Anchieta mudou sua economia na última década

O município de Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, precisou se reinventar para superar uma crise econômica, que atingiu a cidade depois que a Samarco paralisou as atividades, após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015.

Com a paralisação das atividades da Samarco, em Anchieta, a economia do município entrou em colapso. A cidade registrou queda de R$ 20 milhões na arrecadação do ISS e perda significativa na participação do ICMS. Dez anos após a maior tragédia ambiental do Brasil, Anchieta se tornou destaque no Espírito Santo ao dar a volta por cima.

“Nós ficamos muito acomodados com a existência da Samarco. Quando isso se perdeu, o poder público teve que assumir demandas de serviços públicos, como: educação, saúde, assistência social. O município perdeu a receita e ainda teve que absorver as demandas. O poder público era dependente dessa fonte que era a Samarco e foi necessário reiventar o município”, disse Fabrício Petri durante o Jogo Aberto.