Metais potencialmente tóxicos são encontrados em alimentos do Rio Doce
Um estudo publicado na revista científica Environmental Geochemistry and Health revelou níveis elevados de metais potencialmente tóxicos

Um estudo publicado na revista científica Environmental Geochemistry and Health revelou níveis elevados de metais potencialmente tóxicos em solos agrícolas do estuário do Rio Doce, em áreas impactadas pelos rejeitos do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015. A pesquisa, intitulada Dos rejeitos às mesas: avaliação de risco de elementos potencialmente tóxicos em culturas comestíveis cultivadas em solos impactados por rejeitos de mineração, identificou concentrações acima dos limites da FAO de cádmio, cromo, cobre, níquel e chumbo em culturas como cacau, mandioca e banana.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO trabalho foi realizado em 2021 por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), com financiamento da Fapesp e da Fapes, por meio do projeto Rede Solos e Bentos Rio Doce.
Leia mais em: https://conexaosafra.com/geral/metais-potencialmente-toxicos-sao-encontrados-em-alimentos-do-rio-doce/