Vídeos mostram destruição no Paraná após tornado que deixou 5 mortos e 430 feridos
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que as equipes enfrentam uma situação crítica.

Um tornado devastador atingiu o estado do Paraná na tarde desta sexta-feira (7), deixando cinco mortos e mais de 430 pessoas feridas, segundo a Defesa Civil estadual. Entretanto, as mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu (quatro) e Guarapuava (uma). Imagens das cidades mostram casas destelhadas, imóveis destruídos e postes caídos, revelando a força da tempestade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com o G1, durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros corrigiu informações iniciais que apontavam seis vítimas, após constatar uma duplicidade de registros. Já na manhã deste sábado (8), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava, elevando novamente o total para cinco vítimas fatais.
Leia também: Ciclone deixa SP e outros estados em alerta para chuvas e ventos de até 100 km/h
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno veio acompanhado de ventos intensos, chuva e granizo, destruindo cerca de 80% das estruturas de Rio Bonito do Iguaçu, município com aproximadamente 14 mil habitantes, localizado a 400 km de Curitiba. Contudo, há suspeita de mais pessoas soterradas, e um hospital de campanha foi montado para atender os feridos. Cerca de 3 mil imóveis permanecem sem energia elétrica, e o abastecimento de água também foi comprometido.
Situação crítica
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que as equipes enfrentam uma situação crítica. “Nossos bombeiros descreveram um verdadeiro cenário de guerra. Estamos com profissionais de várias regiões do estado atuando nas buscas e resgates. A prioridade, neste momento, é salvar vidas”, destacou.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, informou que ambulâncias e aeronaves foram enviadas para reforçar o atendimento nas áreas atingidas. Segundo o Simepar, o tornado foi formado dentro de uma supercélula, o tipo mais perigoso de tempestade.
Assim o governador Ratinho Junior afirmou que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e que o governo estadual acompanha de perto a situação. “As equipes estão em alerta total, trabalhando para atender as regiões afetadas. Nossa solidariedade às famílias atingidas”, declarou em nota.
As rajadas de vento ultrapassaram 80 km/h em várias cidades, como Dois Vizinhos (82,4 km/h), Cornélio Procópio (76 km/h) e Campo Mourão (74,2 km/h). O governo estadual informou ainda que cerca de 60 mil residências ficaram sem energia em todo o Paraná, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste.
Entretanto as chuvas mais intensas, com volumes superiores a 40 milímetros, foram registradas em Candói, Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão, São Jorge D’Oeste, Capanema, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Coronel Domingos Soares.