Cidades

Cachoeiro inicia realocação de camelôs e reabre rua do Teatro Rubem Braga

A medida atende a uma demanda antiga de comerciantes e também a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Espírito Santo

Rua Joaquim Vieira
Foto: Andrei Soares

A reorganização do comércio ambulante em Cachoeiro de Itapemirim começou a ganhar forma. Isso porque, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) finalizou um levantamento sobre camelôs e vendedores ambulantes que atuam na região central. A ação contou com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e da Fazenda.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Nesse sentido, o estudo identificou 25 ambulantes, mas apenas 11 cumprem os critérios legais exigidos para exercer a atividade no município. Assim, os demais, segundo a apuração, serão notificados a desocupar as áreas públicas ocupadas irregularmente.

Leia também: Mudança do Shopping Popular para o Mercado da Pedra foi tema de reunião

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Santiago, afirmou que o levantamento revelou distorções no perfil de alguns camelôs. “Há casos de aposentados, trabalhadores com vínculo formal e até de pessoas com diversos imóveis em nome próprio. São situações que descaracterizam o objetivo social da atividade e reforçam a necessidade de reordenamento”, explicou.

Assim, segundo a Prefeitura de Cachoeiro, a medida atende a uma demanda antiga de comerciantes e também a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Espírito Santo, que cobra a desobstrução dos espaços públicos e o uso regular das calçadas.

Notificação

A partir desta terça-feira (11), 14 vendedores serão notificados para deixar os locais ocupados, enquanto os 11 autorizados serão transferidos para o calçadão da rua César Misse, no bairro Guandu, onde funcionava o antigo Shopping Popular. O espaço está sendo adaptado para garantir melhores condições de trabalho e mais organização.

Nesse sentido, com a realocação, a rua Joaquim Vieira, conhecida como rua do Teatro Rubem Braga, será reaberta ao trânsito de veículos após quase dois anos interditada. Dessa forma, a reabertura deve melhorar a fluidez no Centro e aumentar a segurança de pedestres e motoristas.

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.