Cultura

Patrimônio da Penha recebe abertura do Cultura em Toda Parte com shows e formações

A região atrai visitantes por suas trilhas, cachoeiras e pontos turísticos como o Poço Beija-Flor e o Portal do Céu.

Foto: Divulgação

A 4ª edição do Cultura em Toda Parte inicia sua jornada pelas regiões Sul e Central do Espírito Santo com a primeira parada em Patrimônio da Penha, distrito de Divino São Lourenço. A programação será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, com dois dias de apresentações musicais, teatro, cultura popular e ações formativas voltadas à comunidade.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O projeto, realizado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), conta com apoio da prefeitura local e financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

Leia também: Curta rodado em Barra de São Francisco ganha pré-estreia gratuita

As atividades acontecem no Parque de Exposições de Patrimônio da Penha. A abertura será nesta sexta-feira (28), às 18h30, com a apresentação dos alunos do curso “Dinâmica Corporal em Cena”, conduzido pelo ator Markus Konka. Logo depois, o músico Samir Carim comanda o show “Toca o Xote Aê”, seguido pela banda Terra Sem Males, que encerra a primeira noite.

Sábado recheado

O sábado (29) também terá atrações a partir das 18h. O grupo Bate-Flecha Simão Pedro abre a noite, trazendo ao palco elementos tradicionais da cultura local. Na sequência, o cantor Fernando Zorzal apresenta o show “10 Anos de Canções”, acompanhado do violonista Daniel Silva. O público ainda confere a banda Alldeia, o artista Joaoeascoisasnaoessenciais e, fechando a noite, o set da DJ Águas Cristalinas.

Além das apresentações, o Cultura em Toda Parte oferece formações gratuitas. Entre os dias 24 e 28, o curso “Dinâmica Corporal em Cena” atende moradores no CRAS do município. Na sexta-feira, duas oficinas completam a programação: “Olhar Milenar”, com a artista Ligia Sancio, e “Jogos e Sentidos”, ministrada por Renata Piona.

Patrimônio da Penha, cercado pela Mata Atlântica e aos pés do Parque Nacional do Caparaó, será o cenário da abertura desta edição. A região atrai visitantes por suas trilhas, cachoeiras e pontos turísticos como o Poço Beija-Flor e o Portal do Céu.

Depois de Divino São Lourenço, a Caravana Cultural segue para Muqui, nos dias 12 e 13 de dezembro. Em 2026, o roteiro contempla cidades como Anchieta, Piúma, Santa Leopoldina, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Muniz Freire, Domingos Martins e São Roque do Canaã.

Se liga nas apresentações

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.