Conteúdo de Marca

Rodas de Conversa reforçam acolhimento e promove reflexões sobre a Consciência Negra na Uniaves

Iniciativa do programa Vozes reuniu colaboradores no Frigorífico e na Fábrica de Ração para discutir representatividade e vivências da população negra

Nos dias 11 e 14 de novembro, a Uniaves realizou em suas unidades mais uma edição das Rodas de Conversa de Diversidade pelo Mês da Consciência Negra. A ação promoveu um espaço para que os colaboradores pudessem se expressar, trazer relatos e reflexões, reforçando o compromisso da empresa com a equidade e o respeito. A iniciativa integra o Vozes, programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Pif Paf Alimentos que busca fortalecer um ambiente de trabalho como um local cada vez mais inclusivo.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Segundo Raniela Remídio, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo Pif Paf Alimentos, o objetivo central das Rodas é “criar um espaço seguro e acolhedor para trabalharmos ao longo do ano os temas Mulheres, Pessoas LGBTI+, Pessoas Negras e Pessoas com Deficiência. Por meio da escuta e das trocas de experiências, contribuímos para promover a educação em diversidade para todas as pessoas. Isso reforça o compromisso da empresa em garantir que o diálogo esteja presente em todo o ambiente corporativo. Inclusive, reforçamos nas Rodas que, no Grupo Pif Paf Alimentos, as pessoas podem ser quem elas são, sendo valorizadas e respeitadas por serem elas mesmas”, afirma.

Temas que marcam e geram aprendizado

Representatividade e intencionalidade nas ações afirmativas estiveram entre os temas mais discutidos nesta edição. As Rodas foram marcadas por relatos sobre dores, superação e mecanismos de enfrentamento que fazem parte das vivências de pessoas negras dentro e fora das empresas em geral.

Adriele considera a oportunidade de discutir o tema valiosa

A colaboradora Adriele Augusto da Silva, Auxiliar Administrativa da Fábrica de Ração em Venda Nova do Imigrante (ES), destaca que participar da Roda foi uma oportunidade valiosa. “É um tema importante e necessário para promover a conscientização, o respeito e a valorização da cultura afro-brasileira. Vou levar essa experiência como uma lição de empatia e responsabilidade”.

Para Lorrana Cristina Andrade da Silva dos Santos, Auxiliar de Produção do Frigorífico em Castelo, o encontro trouxe reflexões profundas. Segundo ela, ações como essa “dão a oportunidade de compartilharmos nossas vivências com os colegas de trabalho e aprender com a experiência do outro. Apesar dos avanços na sociedade, ainda há muito o que evoluir”.

Lorrana considerou as reflexões da Roda de Conversa profundas

Com iniciativas como as Rodas de Conversa, a Uniaves reafirma seu compromisso com a promoção de um futuro mais justo, diverso e acolhedor para todos os seus colaboradores.

Em dezembro, será realizada a última Roda de Conversa do ano com o tema Pessoas com Deficiência.