Cultura

Conheça a nova corte do Carnaval de Vitória 2026

Todas as categorias foram muito disputadas.

Na foto está posada Corte do Carnaval de Vitória 2026 eleita
Foto: Divulfação

A final que definiu a nova Família Real do Carnaval de Vitória 2026 movimentou a quadra da Novo Império no último sábado (22). Em uma noite marcada por samba, torcida e clima festivo, a comissão anunciou a nova corte. Assim, os escolhidos foram: Luiz Guilherme Miguel Monteiro assume o papel de Rei Momo e Maryanna Matos Pereira é a nova Rainha.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Além disso, a comissão escolheu Lorena Delfino Gomes Silva para representar a folia como Rainha Trans, e elegeu Sophia Nunes de Jesus como Primeira Princesa, enquanto Keile Gomes da Silva completa a corte como Segunda Princesa. A coroação ocorreu no palco da escola de samba Novo Império.

Leia também: Carnaval de Vitória 2026 ganha novo formato e promete desfiles históricos

Disputa acirrada

Todas as categorias foram muito disputadas. Isso porque, cinco concorrentes disputaram o título de Rei Momo e seis buscaram a faixa de Rainha. Contudo, apenas uma candidata se apresentou ao posto de Rainha Trans. Aliás, o regulamento da Liesge estabelece que a presença da inscrita preenche automaticamente a categoria.

A avaliação

Os participantes passaram por avaliação da comissão julgadora, que analisou simpatia, alegria e espírito carnavalesco, além de samba no pé e desempenho na passarela.

Nesse sentido, a comissão reuniu a superintendente de jornalismo da Rede Sim, Cris Dock; a influenciadora e ex-rainha de bateria, Bryce Caniçali; a ex-passista Luiza Furacão; a primeira coordenadora de passistas, Edilene Alves; e o ex-Rei Momo, Serjão.

Tradição representada

Entre os eleitos, quatro representam agremiações tradicionais do estado. Por exemplo, o Rei Momo desfila pela Unidos de Jucutuquara; a Rainha integra a Pega no Samba.

Já a Rainha Trans representa a Unidos da Piedade; e a Segunda Princesa é integrante da Imperatriz do Forte. Todavia, a Primeira Princesa não é vinculada a nenhuma escola de samba.

Compromisso da Família Real

A Família Real tem a missão de representar oficialmente o Carnaval de Vitória. Assim, a comitiva participará de eventos, ações promocionais e atividades que antecedem os desfiles. Nesse sentido, cabe ao Rei Momo, às rainhas e às princesas abrir a folia, estimular o público e levar o espírito carnavalesco para toda a programação.

Premiação dobrada

Neste ano, a Liesge dobrou o valor da premiação em relação à edição anterior. Isso porque, o Rei Momo e as rainhas recebem R$ 8 mil cada, enquanto as princesas recebem R$ 4 mil.

Segundo o presidente da entidade, Edson Neto, o reajuste reforça a valorização da corte. “A cada ano, vemos mais capixabas reunidos para prestigiar esse momento tão importante. O alcance crescente demonstra a credibilidade e a paixão que envolvem essa festa maravilhosa que é o Carnaval Capixaba”, afirmou.

Dessa forma, a noite contou com apresentações de Leozinho, Ritmo Capixaba e ritmistas da Novo Império, animando o público que lotou o espaço.

Com informações da assessoria de imprensa

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.