Cachoeiro abre inscrições para composição do COMUSA 2026-2028
Chamamento público selecionará três entidades da sociedade civil para integrar o Conselho Municipal de Saneamento no biênio 2026-2028.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) abriu as inscrições para o edital de chamamento público que definirá as três entidades da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Saneamento (COMUSA) no biênio 2026-2028. O processo segue as normas previstas na legislação municipal e já está disponível para instituições interessadas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com a Semma, as inscrições seguem até o dia 10 de dezembro de 2025. O representante legal das entidades deve protocolar a candidatura por e-mail ou presencialmente na sede da secretaria, localizada na Avenida Monte Castelo, no bairro Independência. Só é possível validar a participação após o envio de toda a documentação.
Leia também: Evento em Iúna reúne autoridades e fortalece movimento “Vamos Nessa”
O edital contempla três segmentos: instituições de trabalhadores da área de saneamento; entidades ambientalistas com atuação em saneamento ou recursos hídricos; e associações de catadores de materiais recicláveis. A Semma divulgará a lista das entidades habilitadas no Diário Oficial de 19 de dezembro de 2025.
Assim, caso mais de uma instituição se habilite em determinado segmento, a Semma aplicará critérios de desempate, como antiguidade e número de associados. O procedimento segue integralmente o regimento interno previsto no Anexo I do edital, disponível para consulta pública no site da Prefeitura.
Contudo, as entidades que não forem habilitadas poderão apresentar recurso entre 12 e 16 de dezembro de 2025. Após a análise, a comissão eleitoral publicará o novo resultado.
Dessa forma, o presidente do COMUSA, Rodolfo Fernandes do Carmo, reforça a importância da participação social na gestão do saneamento. Segundo ele, o engajamento das entidades “fortalece a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às necessidades do município”.
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura ou diretamente nos canais oficiais da Semma.
As informações são da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.